O currículo e a sala de aula: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências.
Título
O currículo e a sala de aula: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências.
O currículo e a sala de aula: desafios da escola contemporânea revelados através de aulas de Ciências.
Autor
Edna Gomes Roriz
Edna Gomes Roriz
Orientação
Rita Amélia Teixeira Vilela
Rita Amélia Teixeira Vilela
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho é o resultado da análise de registros de aulas de Ciências, ministradas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Minas Gerais. As aulas gravadas e transcritas são analisadas e interpretadas segundo a metodologia hermenêutica objetiva, desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann, procurando desvendar como se dão as relações estruturais de todos os elementos da aula e das interações da disciplina com o contexto escolar e social. Procuramos responder às seguintes perguntas: Que conhecimentos e que habilidades são produzidas nas aulas de ciências Que relações sociais são produzidas e reproduzidas nessas aulas Pode-se aferir, das aulas, que sentidos assume a disciplina na vida escolar dos alunos e na própria escola No contexto das aulas de ciências, podemos identificar elementos esclarecedores da função da escola Para a discussão do currículo revelado nas aulas, o aporte teórico foi buscado em dois campos: o do currículo e o da Teoria Crítica da Sociedade. Para o primeiro, nos valemos dos estudos de Apple, Moreira, Silva, Goodson e Forquin; para o segundo, dos estudos de Adorno, Horkheimer, Oevermann, Pucci, Arruda, Duarte, Zuin, Nobre, Leo Maar e Vilela.
O presente trabalho é o resultado da análise de registros de aulas de Ciências, ministradas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Minas Gerais. As aulas gravadas e transcritas são analisadas e interpretadas segundo a metodologia hermenêutica objetiva, desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann, procurando desvendar como se dão as relações estruturais de todos os elementos da aula e das interações da disciplina com o contexto escolar e social. Procuramos responder às seguintes perguntas: Que conhecimentos e que habilidades são produzidas nas aulas de ciências Que relações sociais são produzidas e reproduzidas nessas aulas Pode-se aferir, das aulas, que sentidos assume a disciplina na vida escolar dos alunos e na própria escola No contexto das aulas de ciências, podemos identificar elementos esclarecedores da função da escola Para a discussão do currículo revelado nas aulas, o aporte teórico foi buscado em dois campos: o do currículo e o da Teoria Crítica da Sociedade. Para o primeiro, nos valemos dos estudos de Apple, Moreira, Silva, Goodson e Forquin; para o segundo, dos estudos de Adorno, Horkheimer, Oevermann, Pucci, Arruda, Duarte, Zuin, Nobre, Leo Maar e Vilela.
Palavras Chave
currículo, sala de aula, teoria crítica.
currículo, sala de aula, teoria crítica.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas