Transformação Química e intermediária de reação: um estudo das concepções de estudantes em uma disciplina de Química Orgânica Básica.
Título
Transformação Química e intermediária de reação: um estudo das concepções de estudantes em uma disciplina de Química Orgânica Básica.
Transformação Química e intermediária de reação: um estudo das concepções de estudantes em uma disciplina de Química Orgânica Básica.
Autor
Elisa Aguayo da Rosa
Elisa Aguayo da Rosa
Orientação
Liliana Marzorati
Liliana Marzorati
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As diciplinas de química orgânica, muitas vezes, têm má reputação entre os estudantes, ou ainda, são consideradas disciplinas de memorização. Este fato pode ser indicativo de falhas no ensino, bem como de dificuldades de aprendizagem pelos alunos que cursam a disciplina. Assim, um estudo qualitativo sobre concepções prévias e sobre o ensino de Química Orgânica Básica foi realizado em um curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundamentado na teoria da mudança conceitual. Os conceitos selecionados para o desenvolvimento da pesquisa foram; a transformação química e as espécies intermediárias, uma vez que o conhecimento da estrutura, da formação e da transformação dessas espécies é de grande importância para explicar resultados experimentais, prever e controlar os produtos de uma reação. Nesse contexto, conhecemos como os alunos concebiam e como explicavam a formação dos intermediários, antes e após o ensino da química orgânica. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observações de aula.
As diciplinas de química orgânica, muitas vezes, têm má reputação entre os estudantes, ou ainda, são consideradas disciplinas de memorização. Este fato pode ser indicativo de falhas no ensino, bem como de dificuldades de aprendizagem pelos alunos que cursam a disciplina. Assim, um estudo qualitativo sobre concepções prévias e sobre o ensino de Química Orgânica Básica foi realizado em um curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundamentado na teoria da mudança conceitual. Os conceitos selecionados para o desenvolvimento da pesquisa foram; a transformação química e as espécies intermediárias, uma vez que o conhecimento da estrutura, da formação e da transformação dessas espécies é de grande importância para explicar resultados experimentais, prever e controlar os produtos de uma reação. Nesse contexto, conhecemos como os alunos concebiam e como explicavam a formação dos intermediários, antes e após o ensino da química orgânica. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observações de aula.
Palavras Chave
Química orgânica, concepções prévias, mudança conceitual
Química orgânica, concepções prévias, mudança conceitual
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos