A Inserção de História e Filosofia da ciência na formação de Professores de Física: as experiências da UFBA e da UFRGS.

Título
A Inserção de História e Filosofia da ciência na formação de Professores de Física: as experiências da UFBA e da UFRGS.
Autor
Katemari Diogo da Rosa
Orientação
Maria Cristina Mesquita Martins
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2006
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho é resultado de um estudo de caso comparativo entre as experiências de abordagem de História e Filosofia da Ciência (HFC) nos cursos de licenciatura em Física da Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo é composto de três etapas de análise. Na primeira trata-se das matrizes curriculares desses cursos, através de análise documental. Na segunda faz-se um levantamento da percepção de uma amostra de docentes de cada Instituto em relação à inserção de HFC na licenciatura em Física, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas. Na terceira etapa é feita uma descrição de como funcionam as disciplinas obrigatórias do currículo de licenciatura que discutem explicitamente HFC, valendo-se também das entrevistas semi-estruturadas com os respectivos docentes. Os resultados revelam as distintas formas de inserção de HFC que essas duas universidades utilizam nos cursos de licenciatura em Física e apontam para a necessidade de aprofundamento dessa discussão nos Institutos pesquisados. Constata-se que a maioria dos professores é favorável à inserção de HFC na formação de licenciados em Física, embora afirmem encontrar dificuldades em fazer essa inserção em função da própria formação. A importância de avaliação interna das disciplinas, com relação a sua eficácia para a melhoria das concepções sobre a natureza da ciência dos estudantes, mostra-se como uma perspectiva para novas investigações.
Palavras Chave
Ensino de Física, Formação de professores, História Ciência, Filosofia Ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores