A evolução de idéias de alunos de 1o ano do ensino médio sobre transformação química em um processo de ensino construtivista

Título
A evolução de idéias de alunos de 1o ano do ensino médio sobre transformação química em um processo de ensino construtivista
Educação
Autor
Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho investiga-se um processo de ensino-aprendizagem de Transformação Química desenvolvido junto a 37 alunos de primeiro ano do ensino médio, onde a professora atuou como pesquisadora. No estudo de caso realizado, procurou-se analisar a evolução das idéias dos alunos sobre T.Q. à luz de influências do processo de ensino, desenvolvido segundo pressupostos construtivistas. Neste sentido, as atividades de ensino procuraram promover evolução das concepções alternativas dos alunos em direção a concepções cientificamente aceitas, através de atividades que propiciaram intercâmbio de idéias, negociação de significados e de exposições por parte da professora, enquanto representante do conhecimento científico. Os dados desta investigação foram extraídos das transcrições das gravações das aulas e dos textos escritos pelos alunos. Elaborou-se um sistema de categorias relativo a concepções de T.Q. a partir das próprias idéias dos alunos a fim de analisar a evolução das mesmas, a qual se caracterizou pelo movimento de concepções de simples mistura e modificação de aspectos visuais para idéias mais sofisticadas como formação de novos materiais e noções envolvendo partículas. No entanto, tal movimento apresentou-se como um "vai e vem" de concepções na medida em que a exposição de elementos perturbadores e de contra-exemplos no processo de ensino provocou, também, o fortalecimento de concepções prévias dos alunos. A análise do processo evidenciou que a construção de novas idéias não significa a negação ou a substituição de idéias anteriores. Neste sentido, contribuições teóricas decorrentes de modelos de mudança conceitual baseados na instauração e superação de conflitos cognitivos cedem lugar à noção de perfil conceitual (Mortimer, 1994), configurando a existência de vários níveis de conceitualização, que se mostram dependentes do contexto. Nesta perspectiva, são essenciais a negociação de significados em sala de aula, o papel mediador do professor enquanto representante do conhecimento científico e a função da linguagem na formação de conceitos
Palavras Chave
Construtivismo; Aprendizagem; Transformação Química; Estudo e Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos