A construção do conceito de função em atividades integradas entre a matemática e a física.

Título
A construção do conceito de função em atividades integradas entre a matemática e a física.
Autor
Marlusa Benedetti da Rosa
Orientação
João Bernardes da Rocha Filho
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito das atividades integradas entre as disciplinas de Matemática e Física na construção do conceito de função. Utiliza a pesquisa-ação como metodologia e entende que, no contexto educacional, professor e aluno são partes indissociáveis do processo de aprendizagem. O trabalho integrado entre a Matemática e a Física foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2004, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades propostas foram elaboradas e desenvolvidas por um grupo composto por duas professoras de Matemática e dois professores de Física desta escola. A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos e, ao mesmo tempo, complementares. Uma parte dos dados foi coletada junto às reuniões de planejamento dos professores. Outra parte foi organizada a partir da análise do material produzido pelos alunos da turma 91/2004. A análise dos dados foi feita a partir das reuniões de planejamento, dos relatórios apresentados pelos alunos durante a realização das atividades, de um texto produzido individualmente por eles, bem como um questionário de avaliação do projeto respondido pelos mesmos. Tanto os dados obtidos junto aos alunos quanto os obtidos nas reuniões de planejamento foram analisados através da análise de conteúdo. O foco principal da pesquisa consistiu em identificar as contribuições que a implementação das atividades integradas trouxeram para a conceitualização das funções. Partindo de uma análise histórica do conceito de função e de pesquisas sobre o tema funções, avaliamos a aprendizagem dos alunos sob a luz da teoria dos Campos Conceituais proposta por Gèrard Vergnaud.
Palavras Chave
Matemática, Física, Funções, Campos Conceituais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método