A Educação Física na Escola e suas Interfaces com os Conteúdos de História e Ciências nos Livros Didáticos.
Título
A Educação Física na Escola e suas Interfaces com os Conteúdos de História e Ciências nos Livros Didáticos.
A Educação Física na Escola e suas Interfaces com os Conteúdos de História e Ciências nos Livros Didáticos.
Autor
Luis Fernando Rocha Rosario
Luis Fernando Rocha Rosario
Orientação
Suraya Cristina Darido
Suraya Cristina Darido
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio Claro/SP
Rio Claro/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física. Na 8a série pode abordar o esporte e suas relações com a política e economia; abordar as Práticas Corporais Alternativas e Paraolimpíadas; abordar conceitos de mecânica e habilidades motoras; tratar de postura e do sistema muscular-esquelético. Os resultados deste estudo mostram que a participação do professor na construção do projeto político pedagógico da escola é absolutamente fundamental na medida em que permite que o docente conheça as propostas da escola, os livros didáticos adotados pelas outras disciplinas e os projetos de ensino a serem realizados durante o ano. Apenas deste modo o professor terá condições de refletir melhor sobre como distribuir e organizar os conteúdos ao longo do ano letivo e aproveitar as informações elaboradas neste trabalho.
O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos das disciplinas de História e Ciências por meio da análise das coleções de livros didáticos de 5ª à 8ª séries, buscando encontrar relações possíveis com os conteúdos da Educação Física escolar. Com isto, buscou-se construir princípios que possam auxiliar a disciplina na seqüenciação dos seus conteúdos conforme os ciclos escolares, ao mesmo tempo em que seja garantida a integração da Educação Física à proposta político-pedagógica da escola. Além disso, foi objetivo desta pesquisa levantar e apontar, nos livros analisados, textos, artigos, gravuras, gráficos, tabelas e fotos sobre a cultura corporal de movimento que possam ser utilizados pelos professores de Educação Física nas suas aulas. Para atingir estes objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, utilizando-se oito coleções de livros didáticos de História e cinco coleções de Ciências. Os resultados mostraram que estes documentos apresentam uma série de conhecimentos que oferecem possibilidades sobre como sistematizar os conteúdos da Educação Física na escola. As principais informações relativas à Educação Física na escola são as seguintes na 5a série; iniciar pela compreensão dos sentidos e significados da cultura corporal de movimento; identificar junto aos alunos às transformações relativas ao estilo de vida; abordar temas das Olimpíadas e Lutas; tratar das Atividades Físicas de Aventura e Natureza; relacionar exercício e meio ambiente: ar, água e solo; apontar importância da hidratação e do exercício físico. Na 6a série pode-se tratar de valores relacionados ao respeito ao diferente, sobretudo nas questões da religiosidade. Na 7a série é possível enfatizar o conhecimento sobre Ginástica, Capoeira e aspectos fisiológicos aplicados à Educação Física. Na 8a série pode abordar o esporte e suas relações com a política e economia; abordar as Práticas Corporais Alternativas e Paraolimpíadas; abordar conceitos de mecânica e habilidades motoras; tratar de postura e do sistema muscular-esquelético. Os resultados deste estudo mostram que a participação do professor na construção do projeto político pedagógico da escola é absolutamente fundamental na medida em que permite que o docente conheça as propostas da escola, os livros didáticos adotados pelas outras disciplinas e os projetos de ensino a serem realizados durante o ano. Apenas deste modo o professor terá condições de refletir melhor sobre como distribuir e organizar os conteúdos ao longo do ano letivo e aproveitar as informações elaboradas neste trabalho.
Palavras Chave
Educação Física Escolar, conteúdos, livro didático, ciência
Educação Física Escolar, conteúdos, livro didático, ciência
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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