O estudo da termodinâmica através da análise do efeito estufa

Título
O estudo da termodinâmica através da análise do efeito estufa
Autor
Marcelo Luis Aroeira Rosella
Orientação
João José Caluzi
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Baseando-se na Pedagogia Histórico-Crítica, o trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Termodinâmica, partindo da abordagem de temas que estão, atualmente, sendo objeto dos meios de comunicação, o efeito estufa e o aquecimento global. Este estudo temático está de acordo com a metodologia adotada pelos pressupostos teóricos da visão histórico-crítica. Parte-se da prática social, tomando como início do trabalho escolar um problema vivenciado pelo professor e pelo aluno. Dessa forma, contextualizam-se os conteúdos científicos que se consideram clássicos. O educador deverá, após a apresentação do tema, possibilitar a apropriação dos instrumentos necessários para que o aluno passe de uma visão sincrética a uma visão sintética do fenômeno abordado. Esses instrumentos consubstanciam-se na forma de conceitos científicos, pela inter-relação de conhecimentos, e são ressignificados como ferramentas matemáticas necessárias para redimensioná-los. Transforma-se, desse modo, a pseudoconcreticidade do fenômeno efeito estufa numa visão que o concebe como síntese de múltiplas determinações. Como estratégia de ensino e aprendizagem é utilizada a História da Ciência para apresentar a evolução dos conceitos de Calor e Temperatura, mostrando o seu estágio atual como fruto de uma dinâmica histórica. Essa estratégia é pertinente haja vista que o início hipotético da potencialização do efeito estufa remonta à Revolução Industrial, fruto dos avanços da Termodinâmica. Para dar conta das inúmeras variáveis, da relação visceral entre as diversas áreas do conhecimento humano são utilizadas também ferramentas propostas pelo emergente paradigma da complexidade, subsidiando o estudo de temas que congregam várias áreas de saber. Temas, por exemplo, que tenham como característica um complexus que etimologicamente significa: aquilo que está tecido junto, ou seja, vários constituintes formando um todo com vários fios de diversas tonalidades que juntos formam um tapete.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método