A correlação no contexto do ensino de Biologia: implicações psicopedagógicas e epistemológicas.
Título
A correlação no contexto do ensino de Biologia: implicações psicopedagógicas e epistemológicas.
A correlação no contexto do ensino de Biologia: implicações psicopedagógicas e epistemológicas.
Autor
Ademir José. Rosso
Ademir José. Rosso
Orientação
José Erno Taglieber
José Erno Taglieber
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta tese é o resultado de uma investigação sobre a evolução da estrutura operatória formal da correlação, descrevendo e analisando suas manifestações em situações psicopedagógicas no curso de Biologia da UFSC. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os princípios teóricos da psicologia e da epistemologia genética, aplicados ao Ensino de Biologia, à formação do biólogo e ao pensar biológico, dentro de uma demarcação defendida para a especificidade do objeto de estudo da Biologia. A orientação teórica seguida é a piagetiana, secundada por contribuições de autores brasileiros, como Freitag (1985), Carraher et al (1991) e Rosso (1993), e estrangeiros como Lawson (1995), Tobin (1994), Shayer & Adey (1990) entre outros que se põem numa perspectiva construtivista e/ou interacionista. A coleta e o tratamento das informações deram-se no acompanhamento de uma disciplina escolhida em cada um dos semestres ímpares do curso, utilizando-se, para tanto, instrumentos, como testes, entrevistas, observações e provas dos alunos. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) a correlação, como estrutura de rede, tem manifestações raras nas situações de ensino-aprendizagem de Biologia; 2) quando desafiados e estimulados, os alunos chegam a expressar formas de raciocínio que contemplam os aspectos mais gerais da correlação; 3) as estratégias de ensino que priorizam a operatividade dos alunos se mostram favoráveis ao seu desenvolvimento; 4) as informações a respeito do crescimento da estrutura da correlação, ao contrário do que prevíamos, mostraram-nos que a interatividade do contexto do ensino com o conhecimento biológico, em si e por si, não é o fator determinante do seu desenvolvimento.
Esta tese é o resultado de uma investigação sobre a evolução da estrutura operatória formal da correlação, descrevendo e analisando suas manifestações em situações psicopedagógicas no curso de Biologia da UFSC. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os princípios teóricos da psicologia e da epistemologia genética, aplicados ao Ensino de Biologia, à formação do biólogo e ao pensar biológico, dentro de uma demarcação defendida para a especificidade do objeto de estudo da Biologia. A orientação teórica seguida é a piagetiana, secundada por contribuições de autores brasileiros, como Freitag (1985), Carraher et al (1991) e Rosso (1993), e estrangeiros como Lawson (1995), Tobin (1994), Shayer & Adey (1990) entre outros que se põem numa perspectiva construtivista e/ou interacionista. A coleta e o tratamento das informações deram-se no acompanhamento de uma disciplina escolhida em cada um dos semestres ímpares do curso, utilizando-se, para tanto, instrumentos, como testes, entrevistas, observações e provas dos alunos. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) a correlação, como estrutura de rede, tem manifestações raras nas situações de ensino-aprendizagem de Biologia; 2) quando desafiados e estimulados, os alunos chegam a expressar formas de raciocínio que contemplam os aspectos mais gerais da correlação; 3) as estratégias de ensino que priorizam a operatividade dos alunos se mostram favoráveis ao seu desenvolvimento; 4) as informações a respeito do crescimento da estrutura da correlação, ao contrário do que prevíamos, mostraram-nos que a interatividade do contexto do ensino com o conhecimento biológico, em si e por si, não é o fator determinante do seu desenvolvimento.
Palavras Chave
Epistemologia Genética; Estrutura de Correlação.
Epistemologia Genética; Estrutura de Correlação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno