A contribuição de uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências para o processo formativo de professores.

Título
A contribuição de uma proposta interdisciplinar no Ensino de Ciências para o processo formativo de professores.
Educação para a Ciência
Autor
Juliana Rubim
Orientação
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2007
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho analisou um projeto desenvolvido por três professores do Ensino Médio, um de Física, um de Química e um de Biologia, que consistiu em preparar uma situação-problema a partir da complexidade de um caso de tratamento radioterápico de câncer de colo uterino, e desenvolvê-la em sala de aula, o que representou não somente trazer, para a sala de aula, fatos que estão mais próximos da realidade do aluno, mas também percorrer caminhos inversos àqueles do ensino institucionalizado, os quais normalmente partem dos conteúdos disciplinares e se desenvolvem no sentido da exemplificação. Nossa contribuição consistiu em construir um ponto de vista externo, a partir da análise das gravações de reuniões e de aulas, procurando evidenciar aspectos que se referem à formação dos professores envolvidos. Os dados foram analisados sob três pontos de vista: compromisso, autonomia e interdisciplinaridade. Enquanto as reuniões dos professores se sucederam sem que houvesse contato com alunos, eles não tiveram sucesso em “compor o quadro interdisciplinar”. No entanto, a situação armada no início do ano somente encontrou terreno para se desenvolver no segundo semestre, quando os professores tinham o desafio de responder aos alunos. Assim consideramos que as condições que garantiram a experiência como formação de professores foram: a potencialidade para a interdisciplinaridade devido à escolha de um caso real como ponto de partida; uma situação problema, representada pelo desejo dos professores de ampliar os conhecimentos dos adolescentes em torno da questão do câncer do colo do útero e HPV; uma situação de ensino, que impôs a necessidade de eles responderem a adolescente reais; o bom domínio do conteúdo disciplinar, por parte de cada um deles; e o comprometimento de todos com o trabalho coletivo e com a aprendizagem dos alunos.
Palavras Chave
Formação continuada, Interdisciplinaridade, trabalho coletivo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores