Reelaboração e avaliação de experimentos de física das rotações em museus interativos de ciências.

Título
Reelaboração e avaliação de experimentos de física das rotações em museus interativos de ciências.
Ciências Biológicas: Educação, Gestão e Difusão de Biociências
Autor
Gustavo Motta Rubini
Orientação
Eleonora Kuertenbach
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo principal a reelaboração e avaliação sistemática do módulo interativo “Coisas que Giram” no centro de ciências Espaço Ciência Viva. O módulo aborda conteúdos relativos à física das rotações, em especial os conceitos de inércia rotacional e conservação do momento angular. Os dois painéis em preto e branco e os dois giroscópios do antigo módulo, construído na década de 1980, foram reelaborados resultando na construção de dois novos painéis coloridos, uma cadeira giratória, dois giroscópios simples e um giroscópio duplo. Após testes iniciais dos aparatos, o novo módulo foi reinserido na área expositiva do museu no início de 2006 e duas avaliações foram realizadas. A primeira, de caráter formativo, ocorrida em duas etapas, consistiu numa primeira fase de observação de visitantes de escola pública (N=33), escola particular (N=45) e público geral (N=15), cujo comportamento foi registrado pelo autor através da “Planilha de Observação do Visitante”, adaptada de uma metodologia australiana (Handbook for Formative Evaluation of Interactive Exhibits). Os resultados obtidos possibilitaram detectar e corrigir defeitos que impediam a plena utilização do módulo como o encaixe de um dos giroscópios no cabo de aço que o sustentava. Foi mostrado também que uma maior cooperação entre os visitantes resultava em uma melhor utilização dos aparatos. O baixo percentual de colaboração do público adulto feminino com outros visitantes (inferior a 15%) contribuiu para que este grupo apresentasse um pior comportamento na utilização dos aparatos. A 2a etapa da avaliação formativa consistiu em nova observação do público seguida da realização de entrevistas gravadas, contendo 15 questões abertas, com um outro grupo de visitantes de escolas públicas (N=5), escolas privadas (N=7) e público geral (N=15). A análise destes dados mostrou novamente que uma maior cooperação entre os visitantes resultava em uma melhor utilização dos aparatos. A cooperação também implicou em uma melhor compreensão sobre o módulo. A segunda avaliação, de caráter somativo, focou-se no aprendizado de conteúdo dos visitantes após a utilização do módulo e foi desenvolvida pela equipe do Espaço Ciência Viva. Novos grupos de visitantes de escola pública (N=18), escola particular (N=22) e público geral (N=8) foram avaliados através de um questionário fechado de 10 questões de múltipla escolha. Verificou-se que a utilização da cadeira giratória, dos giroscópios simples e dos giroscópios duplos possuiu, respectivamente, um impacto positivo na cognição de 48%, 73% e 29% dos visitantes avaliados. Ambas as avaliações detectaram uma ligeira vantagem do sexo masculino no uso dos aparatos, entretanto isso nem sempre se refletiu na compreensão do módulo. Os resultados da avaliação somativa auxiliaram na validação da metodologia de avaliação formativa dentro do contexto expositivo do Espaço Ciência Viva. Nos aspectos de interação física e emocional, o módulo foi considerado um sucesso. A interação cognitiva foi mais evidente nos giroscópios simples e na cadeira giratória do que no giroscópio duplo. Foi concluído que a interação social entre os visitantes contribui de forma positiva para as interações física, cognitiva e emocional do público.
Palavras Chave
Museu interativo.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar