A crítica do conceito de verdade na filosofia da ciência de karl popper e o ensino de ciências.

Título
A crítica do conceito de verdade na filosofia da ciência de karl popper e o ensino de ciências.
Educação para a Ciência
Autor
Carlos Alberto Rufatto
Orientação
Marcelo Carbone Carneiro
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho inicia-se com a apresentação das idéias sobre a verdade nas tradições racionalista e empirista, com a posterior avaliação dessas duas tradições por Popper. Em seguida, aborda-se o problema da indução de David Hume (fundamental no debate sobre a verdade), e a solução apresentada por Popper. A concepção de ciência de Popper é explicada, com especial atenção para o caráter provisório do conhecimento científico, sua racionalidade e potencial de progresso e a importância do critério de verossimilitude. A concepção de aprendizado de Popper é apresentada a partir de suas críticas da teoria do senso comum do conhecimento, da teoria dos três mundos, da importância que ele atribuía aos problemas e de suas idéias sobre a evolução do conhecimento, tendo o evolucionismo de Darwin como modelo. É feita uma retomada dos argumentos, trabalhos e autores que pesquisaram sobre a relevância da Filosofia da Ciência para o Ensino de Ciências, procurando-se identificar pontos importantes de influência. Ao final se procura estabelecer a relevância da contribuição de Popper para o Ensino de Ciências, identificando-se os pontos fortes de sua contribuição.
Palavras Chave
Filosofia da Ciência, Epistemologia de Popper, Racionalidade.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência