O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído

Título
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído
Educação
Autor
Neila Salete Rupolo
Orientação
Norberto Jacob Etges
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A visão fisicalizada da realidade, nos séculos XVIII e XIX que entendia o cosmo, a natureza, a sociedade e cada indivíduo como partículas isoladas que interagem mecanicamente segundo relações causais, instituiu o paradigma da certeza, onde o conhecimento, o ensinar e o aprender também trazem a sua marca. Nas primeiras décadas do século XX a Nova Física faz proposições orientadas para uma direção que sugere mudanças radicais na maneira de conceber o cosmo, a natureza, a sociedade, os seres humanos e conseqüentemente, o conhecimento, o ensinar e o aprender. A Física deixa de ser o centro de todas as Ciências. Novas ideias ocorrem em todas as Ciências. As "estruturas dissipativas" de Prigogine, as "dobras" de Bohm e a "autopoiese" de Maturama e Varela propõem uma nova visão dos organismos vivos e, em função disso, uma visão construtiva do processo de cognição. As Ciências vivem o paradigma da incerteza, a maior parte das instituições educacionais e os educadores não.
Palavras Chave
Paradigma; Conhecimento; Ensinar; Aprender.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Filosofia da Ciência