A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudo de casos.

Título
A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudo de casos.
Química (Química Analítica)
Autor
Luciana Passos Sá
Orientação
Salete Linhares Queiroz
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estudos têm demonstrado a importância da argumentação na Educação em Ciências, sendo que particular atenção tem sido dedicada à argumentação em torno de questões sócio-científicas. No entanto, as evidências indicam que a argumentação ocorre somente em situações nas quais as interações aluno-aluno são permitidas e encorajadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do método Estudo de Caso para promover a argumentação em salas de aulas de ciências. O método Estudo de Caso é amplamente utilizado como ferramenta de ensino em cursos de administração, medicina e direito. No formato adotado neste estudo os alunos trabalharam em grupo e sozinhos, tanto em sala de aula, quanto em casa. Após terem recebido os casos, estudantes de graduação em química solucionaram uma série de questões que foram elaboradas com o intuito de guiá-los sobre questões relevantes relacionadas a questões ambientais, econômicas e da área de química. O processo culminou nas apresentações orais de cada um dos grupos sobre as possíveis soluções para os casos. As apresentações dos grupos ajudaram os alunos no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral. A qualidade dos argumentos por eles produzidos foi avaliada com base no Padrão de Argumento Proposto por Toulmin (TAP). O TAP trata da natureza de um argumento em termo de componentes como: conclusão, dado, garantia, backing e refutação. As conclusões extraídas a partir da realização deste trabalho indicam a utilização de casos investigativos como um método capaz de promover a aperfeiçoar a habilidade de argumentação dos alunos.
Palavras Chave
argumentação, estudo de caso

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método