Saberes pedagógicos necessários à formação de professores na licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Título
Saberes pedagógicos necessários à formação de professores na licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Saberes pedagógicos necessários à formação de professores na licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Autor
Gilsani Dalzoto Salles
Gilsani Dalzoto Salles
Orientação
Ademir José Rosso
Ademir José Rosso
Instituição
UEPG
UEPG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho retrata as indagações da formação dos licenciados em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. O destaque dado é o da formação inicial, devido à importância posterior que assume diante da formação continuada. O que nos levou à pesquisa foi a necessidade de discutir os conhecimentos da área pedagógica trabalhados pelas ciências da educação. A principal pergunta de pesquisa é saber quais seriam os saberes pedagógicos indispensáveis à formação do Professor de Ciências Biológicas, que desencadeariam processos significativos de aprendizagem. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram: identificar saberes provenientes da área pedagógica que são indispensáveis para que a formação inicial do professor de Ciências Biológicas seja voltada para uma aprendizagem pessoal e socialmente significativa; analisar as possibilidades de articulação entre saberes pedagógicos e saberes específicos no âmbito do ensino de Ciências Biológicas; estabelecer relações entre a formação do professor de Ciências Biológicas e os saberes pedagógicos necessários para essa formação. No referencial teórico buscamos responder aos objetivos propostos onde ressaltamos: concepções históricas do ensino do ensino de Ciências, formação do professor nas licenciaturas (contexto educacional); formação do professor de Ciências (discussões recentes); saberes pedagógicos, aprendizagem significativa sob o enfoque de Ausubel e Vygotysky. A metodologia escolhida foi a entrevista, onde foram selecionados cinco sujeitos da área pedagógica e dois sujeitos da área específica do conhecimento que compõem a grade curricular dessa licenciatura. As informações coletadas e suas análises ressaltam a necessidade de uma busca de identidade do curso enquanto licenciatura, articulação entre as áreas pedagógicas e específicas do conhecimento, e também, participação dos professores da área pedagógica no colegiado de curso.
O presente trabalho retrata as indagações da formação dos licenciados em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. O destaque dado é o da formação inicial, devido à importância posterior que assume diante da formação continuada. O que nos levou à pesquisa foi a necessidade de discutir os conhecimentos da área pedagógica trabalhados pelas ciências da educação. A principal pergunta de pesquisa é saber quais seriam os saberes pedagógicos indispensáveis à formação do Professor de Ciências Biológicas, que desencadeariam processos significativos de aprendizagem. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram: identificar saberes provenientes da área pedagógica que são indispensáveis para que a formação inicial do professor de Ciências Biológicas seja voltada para uma aprendizagem pessoal e socialmente significativa; analisar as possibilidades de articulação entre saberes pedagógicos e saberes específicos no âmbito do ensino de Ciências Biológicas; estabelecer relações entre a formação do professor de Ciências Biológicas e os saberes pedagógicos necessários para essa formação. No referencial teórico buscamos responder aos objetivos propostos onde ressaltamos: concepções históricas do ensino do ensino de Ciências, formação do professor nas licenciaturas (contexto educacional); formação do professor de Ciências (discussões recentes); saberes pedagógicos, aprendizagem significativa sob o enfoque de Ausubel e Vygotysky. A metodologia escolhida foi a entrevista, onde foram selecionados cinco sujeitos da área pedagógica e dois sujeitos da área específica do conhecimento que compõem a grade curricular dessa licenciatura. As informações coletadas e suas análises ressaltam a necessidade de uma busca de identidade do curso enquanto licenciatura, articulação entre as áreas pedagógicas e específicas do conhecimento, e também, participação dos professores da área pedagógica no colegiado de curso.
Palavras Chave
Formação de Professores; Formação Inicial; Licenciatura; Saberes Pedagógicos.
Formação de Professores; Formação Inicial; Licenciatura; Saberes Pedagógicos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores