O espaço cultural na escola pública: momentos habitados

Título
O espaço cultural na escola pública: momentos habitados
Educação Ambiental
Autor
Simone Rocha Salomão
Orientação
Mansur Lutfi
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta dissertação focaliza o espaço cultural da escola pública em alguns de seus determinantes históricos e sociais, aponta possíveis representações de escola e de cultura. Analisa atividades desenvolvidas pela professora pesquisadora envolvendo máscaras, teatro, literatura e Ensino de Ciências, vividas com turmas de 5ª a 8ª Série do 1º grau, em escola pública de Macaé/RJ e Campinas, discutidas em diversas relações que foram estabelecidas, visando a compreender as dificuldades e, sobretudo as possibilidades das práticas pedagógicas envolvendo produções culturais. As reflexões sobre o teatro na escola, permeadas pela história do teatro no Brasil, evidenciam nessas atividades traços do teatro didático e catequético e também movimento de liberdade, convidando a buscarem-se alternativas para explorar, na escola, outras possibilidades que o teatro comporta. Fornece também elementos teóricos sobre a linguagem científica e a linguagem poética interessantes ao professor, no seu lidar com as produções culturais.
Palavras Chave
teatro, literatura

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos