A atividade experimental no ensino de Química: uma relação com o saber profissional do professor da escola média

Título
A atividade experimental no ensino de Química: uma relação com o saber profissional do professor da escola média
Autor
Wanda Naves Coco Salvadego
Orientação
Carlos Eduardo Laburú
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Química são importantes para o ensino desta disciplina, do ponto de vista dos autores pesquisados, dos professores entrevistados e da pesquisadora, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o uso ou não de atividade experimental. Mesmo sendo considerada importante, essa prática de ensino é pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas no ensino de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do discurso do professor de Química do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional. Tomamos como referencial para essa discussão, a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.
Palavras Chave
experimentação, características do professor, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método