Aids, morte. Criança, vida. A representação social da Aids e suas implicações nas intervenções com crianças

Título
Aids, morte. Criança, vida. A representação social da Aids e suas implicações nas intervenções com crianças
Autor
Juliana Sampaio
Orientação
Maria de Fátima de Souza Santos
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até o ano de 2000, 6857 crianças menores de treze anos adquiriram o HIV. Busca-se compreender, entretanto, porque as ações preventivas em AIDS são preferencialmente dirigidas a jovens e adultos, mesmo sendo as crianças um grupo cada vez mais atingido. Para tanto, investigou-se as representações sociais da aids de 26 professores do ensino público fundamental do Recife, a partir das técnicas de associação livre, pareamento de palavras e entrevistas semi-dirigidas. Trabalhou-se com tais profissionais, pois eles são um dos principais responsáveis pela inserção da criança no social. Foram, ainda analisados projetos de prevenção de AIDS em escolas, realizados com a CN-DST/AIDS, em todo o Brasil. Para a leitura dos dados obtidos com os professores, utilizaram-se as análises de evocação e conteúdo-temática. A partir de então, pôde-se definir o conteúdo e a estrutura das representações sociais e, junto com a análise documental dos projetos, compreender em que medida as crianças são alvo de trabalhos de prevenção em AIDS. A partir dos resultados conclui-se que a aids está relacionada a grupos marginais e práticas sexuais perversas, tornando-se incompatível com a imagem da criança inocente assexuada existente no imaginário social. Quando se dispute prevenção em AIDS, evidencia-se muito mais o desempenho de práticas sexuais do que a própria sexualidade do sujeito. Tais construções distanciam as crianças das noções de vulnerabilidade, desprivilegiando-as nas intervenções de prevenção.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor