A física moderna e contemporânea no ensino médio: qual sua presença em sala de aula.

Título
A física moderna e contemporânea no ensino médio: qual sua presença em sala de aula.
Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Autor
Mônica Bordim Sanches
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O problema abordado nesse trabalho refere-se à situação em que se encontra o ensino de Física no nível médio envolvendo a Física Moderna e Contemporânea (FMC). Com esse objetivo, verificamos junto a professores, alunos e livros didáticos, qual a presença da FMC em sala de aula. Essas três instâncias, professores, alunos e material didático são peças-chaves para a compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos conhecer os processos que envolvem a construção do conhecimento e que acabam por desaguar numa busca importante, que é a da renovação curricular da Física no Ensino Médio. Para atingir esses objetivos, analisamos doze livros didáticos usados pelos professores da rede pública de ensino, a fim de verificar como a FMC é abordada nesses livros. Para conhecer as idéias que os alunos e professores trazem sobre esse tema foram utilizados dois questionários: um para os professores e outro para os alunos a respeito de diferentes tópicos que compõem essa complexa temática. Os dados foram analisados a partir de técnicas de Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, concluímos que existe uma tentativa de inserção da FMC no Ensino Médio por parte dos livros didáticos, mas a abordagem que encontramos nos livros analisados ainda é muito inadequada. Quanto aos professores, verificamos que, apesar de não estarem preparados para abordar FMC em sala de aula e listarem uma série de dificuldades para essa renovação curricular, concordam que o currículo de Física precisa passar por uma revisão inserindo nele tópicos novos. Por meio do questionário respondido pelos alunos, conseguimos confirmar, mais uma vez, a hipótese de que o ensino não está estimulando a curiosidade e a capacidade cognitiva do aluno; ao contrário, provoca o distanciamento dos estudantes em relação aos conteúdos abordados pela Física. Além disso, os alunos freqüentemente apresentam quadros conceituais confusos sobre temas de Física Moderna e Contemporânea. Concluímos, pois, que o modo como o ensino vem sendo conduzido, com livros didáticos voltados para uma formulização/matematização padrão excessiva, excluindo fenômenos e conceitos, somado a uma carga horária reduzida e à formação deficiente dos professores, o ensino de Física continuará a desempenhar um papel pouco significativo na formação do aluno, excluindo essa disciplina de uma cognição mais ampla e de uma concepção de mundo que inclua sua cotidianeidade.
Palavras Chave
Física moderna, livros didáticos, concepções de professores, concepções de alunos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
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Foco Temático
Conteúdo-Método