Questões socioambientais no ensino de ciências: superando visões naturalistas no ensino fundamental.

Título
Questões socioambientais no ensino de ciências: superando visões naturalistas no ensino fundamental.
Ensino de Ciências
Autor
Valéria Raquel Santana
Orientação
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O trabalho desenvolvido teve como objetivo planejar, aplicar e avaliar uma abordagem pedagógica de Educação Ambiental (EA) em aulas de ciências, visando ampliar as percepções dos estudantes sobre meio ambiente e problemas ambientais, e contribuir para o desenvolvimento de uma preocupação socioambiental. Nesse sentido, buscou-se ampliar essas percepções por meio de abordagens de temas socioambientais nas aulas de ciências. Para a coleta de dados foram utilizados observação das aulas com registros no diário de aula e gravação em vídeo; aplicação de questionários; atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma exposição de fotografias. Ao final da pesquisa, os dados revelaram que a abordagem de temas socioambientais contribuiu para a ampliação da percepção dos estudantes sobre o meio ambiente e problemas ambientais existentes em sua comunidade local.
Palavras Chave
Educação Ambiental, Ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método