Parque Zoobotânico Leopoldo Linhares Fernandes e sua contribuição para o ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental.
Título
Parque Zoobotânico Leopoldo Linhares Fernandes e sua contribuição para o ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental.
Parque Zoobotânico Leopoldo Linhares Fernandes e sua contribuição para o ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental.
Autor
Agda Lemes dos Santos
Agda Lemes dos Santos
Orientação
Miramy Macedo
Miramy Macedo
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho revela os aspectos históricos, a diversidade biológica e a importância do Parque Zoobotânico "Leopoldo Linhares Fernandes", Município de Alta Floresta, Mato Grosso, para a comunidade altaflorestense, nos aspectos educacionais, científicos e de lazer. Apresenta, de maneira sucinta, a criação das Unidades de Conservação, precipuamente em Mato Grosso, relacionando-a com a recente preocupação acerca da destruição e conservação da Biodiversidade, abordando como sendo fundamentais um currículo pós-moderno e ações de educação ambiental. Utiliza uma abordagem qualitativa com enfoque no Estudo de Caso objetivando a compreensão do pensamento dos professores e acadêmicos de Ciências Biológicas, bem como dos visitantes na conservação deste patrimônio ambiental em perímetro urbano e na melhoria da qualidade de vida.
Este trabalho revela os aspectos históricos, a diversidade biológica e a importância do Parque Zoobotânico "Leopoldo Linhares Fernandes", Município de Alta Floresta, Mato Grosso, para a comunidade altaflorestense, nos aspectos educacionais, científicos e de lazer. Apresenta, de maneira sucinta, a criação das Unidades de Conservação, precipuamente em Mato Grosso, relacionando-a com a recente preocupação acerca da destruição e conservação da Biodiversidade, abordando como sendo fundamentais um currículo pós-moderno e ações de educação ambiental. Utiliza uma abordagem qualitativa com enfoque no Estudo de Caso objetivando a compreensão do pensamento dos professores e acadêmicos de Ciências Biológicas, bem como dos visitantes na conservação deste patrimônio ambiental em perímetro urbano e na melhoria da qualidade de vida.
Palavras Chave
Biodiversidade, Zoológico, concepções de professores.
Biodiversidade, Zoológico, concepções de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior, Geral
Ensino Superior, Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar