Religião, Ciência e Mundo Social: aspectos de uma dinâmica de aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio
Título
Religião, Ciência e Mundo Social: aspectos de uma dinâmica de aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio
Religião, Ciência e Mundo Social: aspectos de uma dinâmica de aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio
Autor
Alessandra Guida dos Santos
Alessandra Guida dos Santos
Orientação
Eliane Brigida de Morais Falcão
Eliane Brigida de Morais Falcão
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Origem do universo, origem da vida e fenômenos da natureza são explicados tanto em contextos científicos quanto em religiosos. A presente pesquisa objetivou conhecer as possíveis relações entre a compreensão e aceitação das explicações científicas diante desses temas, e o perfil das religiões e crenças religiosas dos estudantes. Para isso, identificou e analisou as representações sociais trazidas pelos alunos para origem do universo, da vida e fenômenos da natureza. A metodologia utilizada foi a do Discurso do Sujeito Coletivo/DSC. Os sujeitos foram alunos da 1ª e 3ª séries do ensino médio diurno e professores de uma escola pública estadual, situada no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação direta do ambiente escolar e questionários anônimos para os alunos com questões abertas, envolvendo as questões anteriormente citadas. As questões fechadas objetivaram colher dados quanto à religião, crenças religiosas, faixa etária dos estudantes, escolaridade e profissão dos pais. Os docentes foram entrevistados com o uso de roteiro estruturado em torno dos temas: atitudes dos alunos durante as aulas que envolvem os conceitos investigados, concepções e visões dos docentes em relação aos mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que as representações sociais dos estudantes para origem do universo, origem da vida e fenômenos da natureza ancoram-se fortemente nas explicações religiosas.
Origem do universo, origem da vida e fenômenos da natureza são explicados tanto em contextos científicos quanto em religiosos. A presente pesquisa objetivou conhecer as possíveis relações entre a compreensão e aceitação das explicações científicas diante desses temas, e o perfil das religiões e crenças religiosas dos estudantes. Para isso, identificou e analisou as representações sociais trazidas pelos alunos para origem do universo, da vida e fenômenos da natureza. A metodologia utilizada foi a do Discurso do Sujeito Coletivo/DSC. Os sujeitos foram alunos da 1ª e 3ª séries do ensino médio diurno e professores de uma escola pública estadual, situada no Complexo da Maré, Rio de Janeiro. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação direta do ambiente escolar e questionários anônimos para os alunos com questões abertas, envolvendo as questões anteriormente citadas. As questões fechadas objetivaram colher dados quanto à religião, crenças religiosas, faixa etária dos estudantes, escolaridade e profissão dos pais. Os docentes foram entrevistados com o uso de roteiro estruturado em torno dos temas: atitudes dos alunos durante as aulas que envolvem os conceitos investigados, concepções e visões dos docentes em relação aos mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que as representações sociais dos estudantes para origem do universo, origem da vida e fenômenos da natureza ancoram-se fortemente nas explicações religiosas.
Palavras Chave
ciência, fenômenos da natureza, origem da vida.
ciência, fenômenos da natureza, origem da vida.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno