A Educação Ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente: um estudo de caso da esquistossomose mansônica no município de Bananal, Vale do Rio Paraíba do Sul, Estado de São Paulo, Brasil.
Título
A Educação Ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente: um estudo de caso da esquistossomose mansônica no município de Bananal, Vale do Rio Paraíba do Sul, Estado de São Paulo, Brasil.
A Educação Ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente: um estudo de caso da esquistossomose mansônica no município de Bananal, Vale do Rio Paraíba do Sul, Estado de São Paulo, Brasil.
Autor
Amélia dos Santos
Amélia dos Santos
Orientação
Gisela Yuka Shimizu
Gisela Yuka Shimizu
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O município de Bananal é uma área endêmica da esquistosomosse mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. Os objetivos deste estudo foram identificar e analisar a rede causal desta situação, inerentes aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o ambiente para, a partir daí, sugerir medidas a serem viabilizadas a curto e médio prazo. Além disso, traçar as diretrizes de um projeto de Educação Ambiental, construído coletivamente, sugerido a permear a escola formal, iniciando-se pelo ensino fundamental - ciclo I, para que favoreça a integração da tríade homem-saúde-ambiente. Os resultados obtidos revelaram antiguidade de focos, retração financeira, crescente urbanização e conseqüente deficiência no saneamento básico, o caráter urbano da doença, o padrão de contato com coleções hídricas por lazer e trabalhos eventuais. A pesquisa junto aos escolares do ensino fundamental ciclo I, revelou deficiência na abordagem relacionada à prevenção, resultante das estruturas de ensino e de saúde locais. As medidas sugeridas foram cursos de aprofundamento de estudo para os profissionais das áreas de saúde e educação, e a aplicação das diretrizes aqui traçadas, para a elaboração do referido projeto de Educação Ambiental.
O município de Bananal é uma área endêmica da esquistosomosse mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. Os objetivos deste estudo foram identificar e analisar a rede causal desta situação, inerentes aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o ambiente para, a partir daí, sugerir medidas a serem viabilizadas a curto e médio prazo. Além disso, traçar as diretrizes de um projeto de Educação Ambiental, construído coletivamente, sugerido a permear a escola formal, iniciando-se pelo ensino fundamental - ciclo I, para que favoreça a integração da tríade homem-saúde-ambiente. Os resultados obtidos revelaram antiguidade de focos, retração financeira, crescente urbanização e conseqüente deficiência no saneamento básico, o caráter urbano da doença, o padrão de contato com coleções hídricas por lazer e trabalhos eventuais. A pesquisa junto aos escolares do ensino fundamental ciclo I, revelou deficiência na abordagem relacionada à prevenção, resultante das estruturas de ensino e de saúde locais. As medidas sugeridas foram cursos de aprofundamento de estudo para os profissionais das áreas de saúde e educação, e a aplicação das diretrizes aqui traçadas, para a elaboração do referido projeto de Educação Ambiental.
Palavras Chave
esquistossomose, saneamento básico.
esquistossomose, saneamento básico.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno