Como fundamentar os números naturais do ponto de vista da aplicação
Título
Como fundamentar os números naturais do ponto de vista da aplicação
Como fundamentar os números naturais do ponto de vista da aplicação
Autor
André Jefferson Marinho dos Santos
André Jefferson Marinho dos Santos
Orientação
Michael Friederich Otte
Michael Friederich Otte
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os números naturais podem ser entendidos por meio de dois pontos de vistas: Axiomática e Teoria dos Conjuntos. Ambos os pontos de vistas representantes modernos do que compõe os conceitos matemáticos. O número é um conceito. E, por isso, possui componentes intensionais e extensionais. A Teoria dos Conjuntos é legítimo representante da forma extensional do conceito de número, enquanto a Axiomática de Peano representa intensionalmente os números. Do ponto de vista da aplicação podem ser obtidos por meio de contagem ou da medida. Estas atividades são ao mesmo tempo teóricas e práticas. Ora referese aos objetos, ora aos conceitos dos objetos. Refere-se aos objetos da medição, ora à medição. Estes componentes são percebidos em circularidade. Portanto, podemos encontrar na medição uma complementaridade. Compreender a medição por meio da complementaridade, conceito trazido em pauta de discussão por Michael Otte, é levar uma nova luz sobre um tema tão importante como números e medição; conceitos recorrentes da aplicação e ensino da Física e Matemática.
Os números naturais podem ser entendidos por meio de dois pontos de vistas: Axiomática e Teoria dos Conjuntos. Ambos os pontos de vistas representantes modernos do que compõe os conceitos matemáticos. O número é um conceito. E, por isso, possui componentes intensionais e extensionais. A Teoria dos Conjuntos é legítimo representante da forma extensional do conceito de número, enquanto a Axiomática de Peano representa intensionalmente os números. Do ponto de vista da aplicação podem ser obtidos por meio de contagem ou da medida. Estas atividades são ao mesmo tempo teóricas e práticas. Ora referese aos objetos, ora aos conceitos dos objetos. Refere-se aos objetos da medição, ora à medição. Estes componentes são percebidos em circularidade. Portanto, podemos encontrar na medição uma complementaridade. Compreender a medição por meio da complementaridade, conceito trazido em pauta de discussão por Michael Otte, é levar uma nova luz sobre um tema tão importante como números e medição; conceitos recorrentes da aplicação e ensino da Física e Matemática.
Palavras Chave
Números naturais. Teoria dos Conjuntos e Axiomática
Números naturais. Teoria dos Conjuntos e Axiomática
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Outros
Outros