A alfabetização científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais de Teresina-PI

Título
A alfabetização científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais de Teresina-PI
Autor
Ângela Regina dos Reis Santos
Orientação
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Instituição
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Terezina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa analisa o ensino de Ciências Naturais no 2° ciclo do Ensino fundamental,da rede pública municipal de ensino de Teresina, identificando as contribuições deste ensino para a Alfabetização Científica dos alunos. Resgata, também,aspectos históricos do ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais, discute questões relacionadas ao tempo de docência, formação inicial e continuada; nível de importância das Ciências Naturais no Ensino Fundamental, métodos, técnicas e recursos utilizados, planejamentos, freqüência, conteúdos e os obstáculos presentes no ensino dessa disciplina. A concepção de educação é referendada por Paulo Freire e utiliza teorias de Gaston Bachelard, Thomas Kuhn, que trazem relevantes contribuições sobre o processo de desenvolvimento científico, além das teorias de Ausubel, Piaget e Vygotsky, que servem de suporte para o entendimento de como ocorre a formação dos conceitos científicos e suas implicações na aprendizagem.Trata-se de um estudo descritivo, de metodologia quanto-qualitativa, no qual foram realizadas observações, pesquisa bibliográfica e empírica, e análise documental.Os resultados indicam que o ensino de Ciências Naturais no 2° ciclo do Ensino Fundamental das escolas municipais de Teresina necessita passar por um processo de reavaliação, para que possa realmente alfabetizar cientificamente os alunos,tendo em vista que não se pode pensar em uma sociedade que convive com a supervalorização do conhecimento científico e visa a formação de cidadãos críticos à margem do saber científico.
Palavras Chave
Alfabetização científica; formação de professores

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas