A mediação do livro didático de Física em um processo de ensino-aprendizagem.
Título
A mediação do livro didático de Física em um processo de ensino-aprendizagem.
A mediação do livro didático de Física em um processo de ensino-aprendizagem.
Autor
Célia Regina Silva Santos
Célia Regina Silva Santos
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A utilização do livro didático em aulas de Física no ensino médio constitui o objeto de investigação deste trabalho, enfocando o papel mediador daquele recurso didático na tríade professor, aluno e conteúdo. A metodologia utilizada se configura como um estudo de caso, já que a investigação centrou-se na observação de aulas de um professor de Física para 28 alunos de uma classe de primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Governador Valadares (MG). Através de um levantamento junto aos professores de Física da referida cidade, foi possível identificar o livro didático mais freqüentemente adotado por eles, e que se constituiu no primeiro objeto de análise deste trabalho. Para a sua análise, bem como para construir e interpretar os resultados referentes à sua utilização no processo de ensino-aprendizagem aqui considerado, construímos um referencial teórico sobre concepções de ensino, aprendizagem, conhecimento, experimentação e resolução de problemas e exercícios, apoiando-nos na revisão bibliográfica relativa às tendências do ensino de Física/Ciências. O conteúdo de ensino abordado nas aulas observadas compreendeu o estudo do Princípio de Arquimedes, cuja abordagem no livro didático foi analisada e contrastada à utilização do referido material no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam um forte papel mediador do livro didático naquele processo, na medida que os textos e os exercícios que o compõem foram reproduzidos pelo professor nas aulas, reforçando concepções de ensino e aprendizagem pautadas na transmissão e recepção/memorização de informações. No sentido de evidenciar a adoção de concepções mais adequadas às novas tendências do ensino de Física, o presente trabalho também inclui a análise de outros dois materiais didáticos, abordando, ao final, a problemática da formação docente.
A utilização do livro didático em aulas de Física no ensino médio constitui o objeto de investigação deste trabalho, enfocando o papel mediador daquele recurso didático na tríade professor, aluno e conteúdo. A metodologia utilizada se configura como um estudo de caso, já que a investigação centrou-se na observação de aulas de um professor de Física para 28 alunos de uma classe de primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Governador Valadares (MG). Através de um levantamento junto aos professores de Física da referida cidade, foi possível identificar o livro didático mais freqüentemente adotado por eles, e que se constituiu no primeiro objeto de análise deste trabalho. Para a sua análise, bem como para construir e interpretar os resultados referentes à sua utilização no processo de ensino-aprendizagem aqui considerado, construímos um referencial teórico sobre concepções de ensino, aprendizagem, conhecimento, experimentação e resolução de problemas e exercícios, apoiando-nos na revisão bibliográfica relativa às tendências do ensino de Física/Ciências. O conteúdo de ensino abordado nas aulas observadas compreendeu o estudo do Princípio de Arquimedes, cuja abordagem no livro didático foi analisada e contrastada à utilização do referido material no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciam um forte papel mediador do livro didático naquele processo, na medida que os textos e os exercícios que o compõem foram reproduzidos pelo professor nas aulas, reforçando concepções de ensino e aprendizagem pautadas na transmissão e recepção/memorização de informações. No sentido de evidenciar a adoção de concepções mais adequadas às novas tendências do ensino de Física, o presente trabalho também inclui a análise de outros dois materiais didáticos, abordando, ao final, a problemática da formação docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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