Um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências
Título
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos professores de Ciências
Ensino de Ciências
Autor
Cláudio José Santos
Cláudio José Santos
Orientação
Sérgio de Mello Arruda
Sérgio de Mello Arruda
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases porque passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução. Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do ensino médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 2002 e 2003). Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2000); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (2001). Com relação à conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados. A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso. Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente.
O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases porque passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução. Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do ensino médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 2002 e 2003). Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2000); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (2001). Com relação à conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados. A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso. Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente.
Palavras Chave
Formação Docente; Desenvolvimento Profissional; Carreira.
Formação Docente; Desenvolvimento Profissional; Carreira.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor