Sexualidade e saber: "monstros", mistérios e encantamentos na educação brasileira

Título
Sexualidade e saber: "monstros", mistérios e encantamentos na educação brasileira
Educação
Autor
Edna Maria dos Santos
Orientação
Edson Alves de Souza Filho
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta uma análise da construção do conhecimento sobre a sexualidade no período de 1870 - 1940, época em que o discurso médico influencia marcadamente os comportamentos educacionais brasileiros. O estudo demonstra também como muitas formas de controle social, internalizadas ou não, revelam referenciais relacionados ao discurso clerical, consequência da forte participação da Igreja Católica no Brasil, desde a colonização portuguesa. O trabalho efetua uma investigação das representações simbólicas sobre a sexualidade presentes na literatura desse período (1870-1940), tendo selecionado romances que focalizam internatos ou escolas comuns, como O Ateneu, de Raul Pompéia, A Tragédia Burguesa (vol. I), de Otávio de Faria, Infância, de Graciliano Ramos, e narrativas que abordam uma "sexualidade plástica", com comportamentos "desviantes" não muito referendados pela "moral da época", como e o caso de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, de Capitães da Areia e de Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
Palavras Chave
Sexualidade; Discurso Médico; Educação Brasileira.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
História da Ciência, Outros