Sexualidade e saber: "monstros", mistérios e encantamentos na educação brasileira
Título
Sexualidade e saber: "monstros", mistérios e encantamentos na educação brasileira
Sexualidade e saber: "monstros", mistérios e encantamentos na educação brasileira
Educação
Autor
Edna Maria dos Santos
Edna Maria dos Santos
Orientação
Edson Alves de Souza Filho
Edson Alves de Souza Filho
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Apresenta uma análise da construção do conhecimento sobre a sexualidade no período de 1870 - 1940, época em que o discurso médico influencia marcadamente os comportamentos educacionais brasileiros. O estudo demonstra também como muitas formas de controle social, internalizadas ou não, revelam referenciais relacionados ao discurso clerical, consequência da forte participação da Igreja Católica no Brasil, desde a colonização portuguesa. O trabalho efetua uma investigação das representações simbólicas sobre a sexualidade presentes na literatura desse período (1870-1940), tendo selecionado romances que focalizam internatos ou escolas comuns, como O Ateneu, de Raul Pompéia, A Tragédia Burguesa (vol. I), de Otávio de Faria, Infância, de Graciliano Ramos, e narrativas que abordam uma "sexualidade plástica", com comportamentos "desviantes" não muito referendados pela "moral da época", como e o caso de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, de Capitães da Areia e de Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
Apresenta uma análise da construção do conhecimento sobre a sexualidade no período de 1870 - 1940, época em que o discurso médico influencia marcadamente os comportamentos educacionais brasileiros. O estudo demonstra também como muitas formas de controle social, internalizadas ou não, revelam referenciais relacionados ao discurso clerical, consequência da forte participação da Igreja Católica no Brasil, desde a colonização portuguesa. O trabalho efetua uma investigação das representações simbólicas sobre a sexualidade presentes na literatura desse período (1870-1940), tendo selecionado romances que focalizam internatos ou escolas comuns, como O Ateneu, de Raul Pompéia, A Tragédia Burguesa (vol. I), de Otávio de Faria, Infância, de Graciliano Ramos, e narrativas que abordam uma "sexualidade plástica", com comportamentos "desviantes" não muito referendados pela "moral da época", como e o caso de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, de Capitães da Areia e de Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
Palavras Chave
Sexualidade; Discurso Médico; Educação Brasileira.
Sexualidade; Discurso Médico; Educação Brasileira.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
História da Ciência, Outros
História da Ciência, Outros