A Hipermídia no Ensino de Física facilitando a construção de conceito de Mecânica Básica
Título
A Hipermídia no Ensino de Física facilitando a construção de conceito de Mecânica Básica
A Hipermídia no Ensino de Física facilitando a construção de conceito de Mecânica Básica
Educação
Autor
Flávia Rezende dos Santos
Flávia Rezende dos Santos
Orientação
Vera Maria Ferrao Candau
Vera Maria Ferrao Candau
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento e a avaliação de um sistema hipermídia para lidar com dificuldades conceituais de calouros universitários em mecânica básica. Em 1995 obteve-se um diagnóstico das dificuldades conceituais em mecânica dos calouros do curso de licenciatura noturna em Física, Matemática e Química da UFRJ que permitiu selecionar as situações físicas a serem exploradas no sistema. O sistema desenvolvido, denominado de "Força & Movimento", comporta dois tipos de navegação; a navegação não-linear na qual os estudantes escolhem livremente o caminho, visitando páginas sobre situações físicas, conceitos da mecânica e leis de Newton e a navegação guiada que discute as concepções dos estudantes sobre as situações físicas. O design instrucional das discussões procurou modelar elementos teóricos de determinada proposta de desenvolvimento conceitual tentando dar ao conhecimento prévio do estudante um papel produtivo. Em 1996, os calouros do curso mencionado anteriormente utilizaram o sistema "Força & Movimento" como parte de suas atividades regulares e foi possível chegar a algumas conclusões sobre que tipo de contribuição a interação com o sistema pode fazer e que aspectos poderiam ser aperfeiçoados visando à reestruturação conceitual dos estudantes em mecânica.
O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento e a avaliação de um sistema hipermídia para lidar com dificuldades conceituais de calouros universitários em mecânica básica. Em 1995 obteve-se um diagnóstico das dificuldades conceituais em mecânica dos calouros do curso de licenciatura noturna em Física, Matemática e Química da UFRJ que permitiu selecionar as situações físicas a serem exploradas no sistema. O sistema desenvolvido, denominado de "Força & Movimento", comporta dois tipos de navegação; a navegação não-linear na qual os estudantes escolhem livremente o caminho, visitando páginas sobre situações físicas, conceitos da mecânica e leis de Newton e a navegação guiada que discute as concepções dos estudantes sobre as situações físicas. O design instrucional das discussões procurou modelar elementos teóricos de determinada proposta de desenvolvimento conceitual tentando dar ao conhecimento prévio do estudante um papel produtivo. Em 1996, os calouros do curso mencionado anteriormente utilizaram o sistema "Força & Movimento" como parte de suas atividades regulares e foi possível chegar a algumas conclusões sobre que tipo de contribuição a interação com o sistema pode fazer e que aspectos poderiam ser aperfeiçoados visando à reestruturação conceitual dos estudantes em mecânica.
Palavras Chave
Hipermídia; Licenciatura em Física; Mecânica; Alunos Ingressantes
Hipermídia; Licenciatura em Física; Mecânica; Alunos Ingressantes
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos