O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação

Título
O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação
Autor
Gelson Ribeiro dos Santos
Orientação
Salete Linhares Queiroz
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Artigos científicos constituem-se em uma rica fonte de material para trabalho no ensino superior. Atividades cuidadosamente planejadas com base em informações nele contidas oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades necessárias à carreira profissional, assim como o aperfeiçoamento do conhecimento em química. Este trabalho descreve uma proposta de ensino aplicada no primeiro ano de um curso de graduação em química. A atividade, baseada na utilização de artigos científicos, proporcionou aos estudantes o contato com a literatura primária da área de química tendo como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto. Artigos científicos extraídos das revistas Química Nova e Eclética Química foram selecionados. Foram oferecidas aos estudantes orientações para a leitura e discussão dos artigos científicos e, em seguida, foi solicitada a produção de um texto (gênero livre) sobre o conteúdo do mesmo, que deveria ser direcionado a um leitor com as características de um calouro do curso de química. Os textos produzidos pelos estudantes foram analisados segundo a Análise de Discurso, linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi. Verificou-se que a estratégia adotada permitiu que a maioria dos estudantes manifestasse o seu entendimento sobre o conteúdo do artigo científico, apresentando em seu texto elementos com uma abordagem própria e desvinculada da forma e organização do artigo original.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos