A educação ambiental nas Escolas Agrotécnicas do Estado do Amazonas e suas implicações no desenvolvimento sustentável
Título
A educação ambiental nas Escolas Agrotécnicas do Estado do Amazonas e suas implicações no desenvolvimento sustentável
A educação ambiental nas Escolas Agrotécnicas do Estado do Amazonas e suas implicações no desenvolvimento sustentável
Autor
Graziela Guerra dos Santos
Graziela Guerra dos Santos
Orientação
Raul Hernan Ortiz Sarabia
Raul Hernan Ortiz Sarabia
Instituição
UFAM
UFAM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa, realizada nas Escolas Agrotécnicas do Estado do Amazonas, analisou alguns aspectos pedagógicos referentes ao tratamento dado à educação ambiental e às questões ambientais. Foram verificados temas transversais e interdisciplinaridade nos Cursos de Ensino Médio e Cursos de Ensino Técnico, com base nos Planos Curriculares Nacionais - PCN. Percebeu-se no final da pesquisa que mesmo diante da ausência de um Projeto Pedagógico de Educação Ambiental, esse trabalho é realizado pelos profissionais das escolas pesquisadas e está voltado para a abordagem tanto da educação ambiental quanto das questões ambientais pertinentes à proposta curricular dos Cursos de Ensino Médio e EnsinoTécnico que são oferecidos por estas escolas. Nesse sentido, a pesquisa verificou que a atuação dos profissionais dessas instituições de ensino é de fundamental importância na busca do desenvolvimento sustentável, uma vez que o ensino nessas escolas está diretamente vinculado ao setor de atividade primária.
Esta pesquisa, realizada nas Escolas Agrotécnicas do Estado do Amazonas, analisou alguns aspectos pedagógicos referentes ao tratamento dado à educação ambiental e às questões ambientais. Foram verificados temas transversais e interdisciplinaridade nos Cursos de Ensino Médio e Cursos de Ensino Técnico, com base nos Planos Curriculares Nacionais - PCN. Percebeu-se no final da pesquisa que mesmo diante da ausência de um Projeto Pedagógico de Educação Ambiental, esse trabalho é realizado pelos profissionais das escolas pesquisadas e está voltado para a abordagem tanto da educação ambiental quanto das questões ambientais pertinentes à proposta curricular dos Cursos de Ensino Médio e EnsinoTécnico que são oferecidos por estas escolas. Nesse sentido, a pesquisa verificou que a atuação dos profissionais dessas instituições de ensino é de fundamental importância na busca do desenvolvimento sustentável, uma vez que o ensino nessas escolas está diretamente vinculado ao setor de atividade primária.
Palavras Chave
Educação Ambiental, Ensino Técnico, Ensino Médio.
Educação Ambiental, Ensino Técnico, Ensino Médio.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas