Saúde e Educação Ambiental em Vargem Grande Paulista

Título
Saúde e Educação Ambiental em Vargem Grande Paulista
Autor
Jéssica Vasques Kalil dos Santos
Orientação
Maria Cecilia Focesi Pelicioni
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse estudo foi realizado em Vargem Grande Paulista durante 30 meses, num projeto de parceria entre a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação. Objetivos: 1. realizar um diagnóstico com 20 professores do ensino infantil e fundamental de 5 escolas-pólo do município para investigar sua realidade, seus conhecimentos, suas concepções, suas necessidades; 2. formular e implementar junto com os professores, um processo de capacitação, a partir do diagnóstico realizado; 3. analisar as mudanças que ocorreram em função do processo. Método: A metodologia usada foi a Pesquisa-Ação com aplicação de questionários complementados por grupos focais. Na capacitação nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, considerada necessária em decorrência do diagnóstico, utilizaram-se técnicas de trabalho em grupo, oficinas, seminários, visitas técnicas, entre outras. Resultados. Entre os resultados obtidos, podem ser citados: as mudanças conceituais principalmente na área de meio ambiente, a formação de competências para a observação do meio ambiente; para o estabelecimento de relação entre causas e efeitos de agravos ambientais, para a realização de investigação diagnóstica a fim de subsidiar o planejamento pedagógico das escolas, para utilizar a Educação Ambiental como Tema Transversal, para desenvolver ações de promoção da saúde, para melhorar o relacionamento entre os diversos atores sociais que envolvem a comunidade escolar e do entorno, para melhorar a integração entre o grupo de professores; e para atuar como multiplicadores junto aos demais professores e técnicos da rede municipal de ensino. Conclusão. Pode-se dizer que alguns dos princípios preconizados pela proposta da escola promotora da saúde foram incorporados. O conhecimento produzido coletivamente, permitiu que muitas mudanças pudessem ser efetivadas não apenas no ambiente físico, social e emocional da escola, como também possibilitou um maior envolvimento dos pais e comunidade no processo.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Educação Ambiental, Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Conceitos