Uso de ferramentas cognitivas para a aprendizagem de Física
Título
Uso de ferramentas cognitivas para a aprendizagem de Física
Uso de ferramentas cognitivas para a aprendizagem de Física
Autor
José Nazareno dos Santos
José Nazareno dos Santos
Orientação
Ilde Guedes da Silva
Ilde Guedes da Silva
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho usamos as ferramentas cognitivas chamadas de animações interativas para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da Mecânica Newtoniana que é o assunto do primeiro curso de Física Geral freqüentado pelos alunos. Os softwares de modelagem Java e Modellus foram usados para enfatizar a criação e a exploração de representações múltiplas de fenômenos físicos durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é duplo: (i) mostrar como a animação interativa pode realmente aprimorar o entendimento dos fundamentos da Mecânica Newtoniana e (ii) esboçar os primeiros passos ao longo do caminho para desenvolver um curso de ensino à distância focalizado no uso da web para distribuição do curso e suporte dos estudantes. Para fazer isso, baseando-nos em fundamentos da filosofia construtivista seguimos uma tabela de conteúdos diferente daquela apresentada em livros textos usuais. Durante este trabalho produzimos juntos com os estudantes centenas de animações interativas. Os resultados relacionados ao aumento da nota média dos estudantes submetidos a esta nova metodologia e a produção de um livro eletrônico são apresentados.
Neste trabalho usamos as ferramentas cognitivas chamadas de animações interativas para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem da Mecânica Newtoniana que é o assunto do primeiro curso de Física Geral freqüentado pelos alunos. Os softwares de modelagem Java e Modellus foram usados para enfatizar a criação e a exploração de representações múltiplas de fenômenos físicos durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é duplo: (i) mostrar como a animação interativa pode realmente aprimorar o entendimento dos fundamentos da Mecânica Newtoniana e (ii) esboçar os primeiros passos ao longo do caminho para desenvolver um curso de ensino à distância focalizado no uso da web para distribuição do curso e suporte dos estudantes. Para fazer isso, baseando-nos em fundamentos da filosofia construtivista seguimos uma tabela de conteúdos diferente daquela apresentada em livros textos usuais. Durante este trabalho produzimos juntos com os estudantes centenas de animações interativas. Os resultados relacionados ao aumento da nota média dos estudantes submetidos a esta nova metodologia e a produção de um livro eletrônico são apresentados.
Palavras Chave
Construtivismo; aprendizagem significativa; mecânica
Construtivismo; aprendizagem significativa; mecânica
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método