Avaliação dos conteúdos de Biologia celular no ensino médio: estudo de caso sobre a prática docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior.

Título
Avaliação dos conteúdos de Biologia celular no ensino médio: estudo de caso sobre a prática docente e sua relação com exames de ingresso no ensino superior.
Autor
Julio Sergio dos Santos
Orientação
Ângelo Luiz Cortelazzo
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biologia
Ano
2008
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este estudo analisou as avaliações, que foram empregadas pelos professores de ensino médio na disciplina de biologia, quando é abordado o tópico sobre biologia celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Vestibular da UNICAMP e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Nas escolas pesquisadas foram analisados os conteúdos dos livros, os seus exercícios, e os planos de ensino dos professores. Além disso, foram propostos questionários, os quais abordaram um conjunto de questões que visou mostrar a forma como o professor encara o ensino e a avaliação dos conteúdos. Este conjunto de questões correspondeu a dois instrumentos, sendo que o primeiro entrevistou, de modo semi-estruturado, 15 professores de biologia das escolas selecionadas e o segundo instrumento entrevistou, num questionário tipo escala Likert, 59 professores de várias disciplinas. Estas entrevistas ocorreram em escolas localizadas no centro e na periferia de duas cidades da região de Campinas. Verificamos que as escolas localizadas no centro das cidades apresentaram diferenças em relação às escolas da periferia, quanto ao processo de avaliação do conteúdo de biologia celular. A localização das escolas pareceu influenciar os planos de avaliação, possivelmente em decorrência das características dos públicos docentes, discentes e a disponibilidade para possuir tecnologias de ensino, as quais incluem o uso de laboratório. Além disso, demonstrou-se que existe uma estreita relação de influência entre os exames vestibulares (UNICAMP) e ENEM com os exercícios dos livros didáticos e com a forma de estabelecer os conteúdos das provas escolares.
Palavras Chave
avaliação, ensino médio, Biologia celular, vestibular, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método