O Ambiente Virtual como Suporte ao Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Biologia.
Título
O Ambiente Virtual como Suporte ao Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Biologia.
O Ambiente Virtual como Suporte ao Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Biologia.
Autor
Lilian Carmem Lima dos Santos
Lilian Carmem Lima dos Santos
Orientação
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Instituição
UFAL
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Maceió/AL
Maceió/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga o estágio supervisionado no curso em Ciências Biológicas, a partir da utilização de ambiente virtual como suporte no acompanhamento dos estagiários nas escolas. Os objetivos da pesquisa foi pesquisar sobre as concepções de estágios em cursos de formação inicial de professores e investigar as contribuições que o ambiente virtual de ensino-aprendizagem, utilizado como suporte, pode dar aos licenciandos, durante os estágios em escolas-campo. O lócus da pesquisa foi o curso de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, turno noturno, durante o ano letivo de 2004. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados questionários, relatórios individuais dos estágios e registros da observação participante. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos licenciandos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado. Como referencial teórico foi utilizado os estudos de Pimenta e Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). O primeiro capítulo trata da abordagem sobre as concepções de estágio e suas características com ênfase no curso de Ciências Biológicas/UFAL; O segundo capítulo trata das tecnologias da informação e comunicação em cursos de formação docente, conceito e caracterizações sobre ambientes virtuais de aprendizagem; no terceiro capítulo foram realizadas as análises e discussão dos dados coletados na pesquisa, os quais foram organizados nas seguintes categorias: interação do grupo durante o estágio, utilização das tecnologias de informação e comunicação no estágio, pertinência de um ambiente virtual como suporte ao estágio, dificuldades durante o estágio e contribuições para a formação inicial, as quais foram analisadas e discutidas.
Investiga o estágio supervisionado no curso em Ciências Biológicas, a partir da utilização de ambiente virtual como suporte no acompanhamento dos estagiários nas escolas. Os objetivos da pesquisa foi pesquisar sobre as concepções de estágios em cursos de formação inicial de professores e investigar as contribuições que o ambiente virtual de ensino-aprendizagem, utilizado como suporte, pode dar aos licenciandos, durante os estágios em escolas-campo. O lócus da pesquisa foi o curso de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, turno noturno, durante o ano letivo de 2004. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados questionários, relatórios individuais dos estágios e registros da observação participante. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos licenciandos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado. Como referencial teórico foi utilizado os estudos de Pimenta e Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). O primeiro capítulo trata da abordagem sobre as concepções de estágio e suas características com ênfase no curso de Ciências Biológicas/UFAL; O segundo capítulo trata das tecnologias da informação e comunicação em cursos de formação docente, conceito e caracterizações sobre ambientes virtuais de aprendizagem; no terceiro capítulo foram realizadas as análises e discussão dos dados coletados na pesquisa, os quais foram organizados nas seguintes categorias: interação do grupo durante o estágio, utilização das tecnologias de informação e comunicação no estágio, pertinência de um ambiente virtual como suporte ao estágio, dificuldades durante o estágio e contribuições para a formação inicial, as quais foram analisadas e discutidas.
Palavras Chave
Licenciatura; Estágio Supervisionado; Ambientes Virtuais.
Licenciatura; Estágio Supervisionado; Ambientes Virtuais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores