A Física na Educação Ambiental: A Questão do Efeito Estufa.

Título
A Física na Educação Ambiental: A Questão do Efeito Estufa.
Autor
Lilian Cristiane Almeida dos Santos
Orientação
Maria Regina Dubeux Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A questão ambiental é hoje parte de nosso cotidiano. No entanto, mesmo quando a Educação Ambiental está presente no espaço escolar, ela é, na maioria das vezes, tratada de forma dissociada do conhecimento físico, químico ou biológico. A Física, por outro lado, pouco se ocupa dos aspectos ambientais. O objetivo desse trabalho é investigar de que maneira a Física pode contribuir para a Educação Ambiental, dentro de uma perpectiva formativa. O ponto de partida é um levantamento dos temas que vão nessa direção, analisando materiais de divulgação científica, e passando-se, em seguida, a focar um tema específico, o Efeito Estufa. Foi analisada a forma como esse tema é tratado no material de divulgação, tomando como referência o conhecimento científico atual. Foram também levantadas as representações de jovens no final da escolaridade média e alunos no início do Curso de Licenciatura em Física sobre esse tema, constatando-se a ausência de uma visão sistêmica, sendo que prevalecem aspectos fragmentados, relacionados ao tipo de informação presente, em geral, na mídia. Por outro lado, as representações de meio ambiente que predominam em jovens do Ensino Médio são versões "ambientalistas", em que a natureza transformadora da presença huumana está pouco presente. Esses resultados permitem sinalizar alguns parâmetros relevantes para a contribuição da Física, seja na discussão conceitual e causal dos fenômenos, indispensável a um posicionamento crítico, seja na explicitação dos aspectos relevantes da intervenção humana sobre o ambiente ou, ainda, na explicitação do caráter aberto e polêmico de uma conhecimento científico ainda em construção.
Palavras Chave
Meio Ambiente; Efeito Estufa; Representações; Divulgação Científica; Características dos Alunos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental, Física
Foco Temático
Características do Aluno, Outros