O olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de Física.
Título
O olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de Física.
O olhar do toque: aprendendo com o aluno cego a tecer o ensino de Física.
Autor
Luciana Tavares Santos
Luciana Tavares Santos
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem seu ponto central no ensino de Física para alunos cegos do nível médio. Utilizaram-se as próprias vivências, expectativas e habilidades do educando para tatear novos caminhos para o seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Estabeleceu-se um diálogo com o aluno, oferecendo-lhe a posição de ator na busca do conhecimento, partindo de suas percepções táteis, auditivas e cinestésicas. Nessa participação ativa e produtiva do aluno cego, ressaltam-se fatos do cotidiano, assim como o lúdico, o espaço comum entre a Ciência e a Arte. Mereceram tratamento específico os desafios da Astronomia e de outras áreas em que a visão parece insubstituível. Paralelamente a isso, esboçam-se orientações ou caminhos para os professores de alunos cegos, ressaltando as dificuldades e as expectativas de uma política inclusiva. Na busca de alcançar esses objetivos, foram realizadas quatro atividades com um grupo de alunos com deficiência visual de um colégio do Rio de Janeiro.
Esta pesquisa tem seu ponto central no ensino de Física para alunos cegos do nível médio. Utilizaram-se as próprias vivências, expectativas e habilidades do educando para tatear novos caminhos para o seu desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Estabeleceu-se um diálogo com o aluno, oferecendo-lhe a posição de ator na busca do conhecimento, partindo de suas percepções táteis, auditivas e cinestésicas. Nessa participação ativa e produtiva do aluno cego, ressaltam-se fatos do cotidiano, assim como o lúdico, o espaço comum entre a Ciência e a Arte. Mereceram tratamento específico os desafios da Astronomia e de outras áreas em que a visão parece insubstituível. Paralelamente a isso, esboçam-se orientações ou caminhos para os professores de alunos cegos, ressaltando as dificuldades e as expectativas de uma política inclusiva. Na busca de alcançar esses objetivos, foram realizadas quatro atividades com um grupo de alunos com deficiência visual de um colégio do Rio de Janeiro.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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