Um olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpo.
Título
Um olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpo.
Um olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpo.
Autor
Luíz Henrique Sacchi dos Santos
Luíz Henrique Sacchi dos Santos
Orientação
Maria Lúcia Castagna Wortamann
Maria Lúcia Castagna Wortamann
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Trata das representações culturais de corpo, dentro dos campos dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca dos discursos e da constituição do sujeito. O material empírico está constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciências de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise constituiu em problematizar alguns dos discursos que operam na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tomar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraiu-se, como resultado das sucessivas operações que se realizou a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a “corpo e gênero” (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a “corpo e raça” (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a “corpo e trabalho” (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realiza-se também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e apontam-se as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo.
Trata das representações culturais de corpo, dentro dos campos dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca dos discursos e da constituição do sujeito. O material empírico está constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciências de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise constituiu em problematizar alguns dos discursos que operam na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tomar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraiu-se, como resultado das sucessivas operações que se realizou a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a “corpo e gênero” (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a “corpo e raça” (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a “corpo e trabalho” (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realiza-se também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e apontam-se as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo.
Palavras Chave
Representações Culturais; Corpo; Estudos Culturais.
Representações Culturais; Corpo; Estudos Culturais.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno