O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências.
Título
O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências.
O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências.
Autor
Luiz Otávio Silva Santos
Luiz Otávio Silva Santos
Orientação
Fabiola da Silva Albuquerque
Fabiola da Silva Albuquerque
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Biociências
Centro de Biociências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva que ainda persiste nas Escolas, e o enriquecimento do mundo social, têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o processo de ensino-aprendizagem, como os jogos de representação denominados de RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizados em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser explorados através do RPG, nosso objetivo foi criar um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sistema GURPS e ambientado nas Eras geológicas da Terra. O objetivo do jogo consiste em vivenciar um personagem, um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de aventuras. Estas consistem da narrativa dos desafios enfrentados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais são resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduz conceitos e informações sobre os temas abordados. Para avaliar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, os voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, que também foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encontramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir desse teste, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptados ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações que podem ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aula.
A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva que ainda persiste nas Escolas, e o enriquecimento do mundo social, têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o processo de ensino-aprendizagem, como os jogos de representação denominados de RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizados em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser explorados através do RPG, nosso objetivo foi criar um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sistema GURPS e ambientado nas Eras geológicas da Terra. O objetivo do jogo consiste em vivenciar um personagem, um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de aventuras. Estas consistem da narrativa dos desafios enfrentados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais são resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduz conceitos e informações sobre os temas abordados. Para avaliar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, os voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, que também foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encontramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir desse teste, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptados ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações que podem ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aula.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Jogos Didáticos; RPG.
Ensino-Aprendizagem; Jogos Didáticos; RPG.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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