Difração de elétrons: concepções de licenciandos em física e possíveis mudanças através do ciclo da experiência kellyana.
Título
Difração de elétrons: concepções de licenciandos em física e possíveis mudanças através do ciclo da experiência kellyana.
Difração de elétrons: concepções de licenciandos em física e possíveis mudanças através do ciclo da experiência kellyana.
Autor
Marcos Antônio Barros Santos
Marcos Antônio Barros Santos
Orientação
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de verificar as mudanças que ocorrem nas concepções de licenciandos em física, sobre difração de elétrons, quando utilizam o Ciclo da Experiência Kellyana. As cinco etapas desse Ciclo (antecipação, investimento, encontro, confirmação/refutação e revisão construtiva) foram distribuídas em dez reuniões, com duração média de duas horas cada, durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e de uma entrevista. Foram investigados, inicialmente, cinco alunos de Física Moderna e dez de Mecânica Quântica, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, obtendo-se concepções sobre difração de elétrons semelhantes às descritas em pesquisas anteriores. As etapas posteriores do Ciclo da Experiência Kellyana foram aplicadas apenas a sete alunos de Mecânica Quântica, cujas concepções sofreram mudanças na direção de uma maior articulação entre as visões corpuscular e ondulatória da matéria, o que possibilitou uma compreensão menos fragmentada e mais significativa do assunto.
Este trabalho tem o objetivo de verificar as mudanças que ocorrem nas concepções de licenciandos em física, sobre difração de elétrons, quando utilizam o Ciclo da Experiência Kellyana. As cinco etapas desse Ciclo (antecipação, investimento, encontro, confirmação/refutação e revisão construtiva) foram distribuídas em dez reuniões, com duração média de duas horas cada, durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e de uma entrevista. Foram investigados, inicialmente, cinco alunos de Física Moderna e dez de Mecânica Quântica, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, obtendo-se concepções sobre difração de elétrons semelhantes às descritas em pesquisas anteriores. As etapas posteriores do Ciclo da Experiência Kellyana foram aplicadas apenas a sete alunos de Mecânica Quântica, cujas concepções sofreram mudanças na direção de uma maior articulação entre as visões corpuscular e ondulatória da matéria, o que possibilitou uma compreensão menos fragmentada e mais significativa do assunto.
Palavras Chave
Elétrons, Concepções.
Elétrons, Concepções.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Aluno
Formação de Professores, Características do Aluno