O contexto ambiental nos livros didáticos de química: o ciclo da água como tema estruturador
Título
O contexto ambiental nos livros didáticos de química: o ciclo da água como tema estruturador
O contexto ambiental nos livros didáticos de química: o ciclo da água como tema estruturador
Autor
Maria José dos Santos
Maria José dos Santos
Orientação
Natalina Aparecida Laguna Sicca
Natalina Aparecida Laguna Sicca
Instituição
Centro Universitário Moura Lacerda
Centro Universitário Moura Lacerda
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Ribeirão Preto/SP
Ribeirão Preto/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho investiga o currículo planejado para o professor de química do ensino médio a partir da análise de livros didáticos de química, avaliados pela SEB/MEC, em 2006. Busca identificar como tem sido tratado o contexto ambiental, a partir da temática da água. Verifica se a água é assumida como tema estruturador para desenvolver conteúdos pertinentes ao ensino de Química. Mais especificamente foram tomadas como objeto de análise as unidades temáticas: ciclo da água na natureza e perturbações na hidrosfera produzidas pela ação humana. Procedeu-se a análise documental de seis coleções de livros didáticos selecionados pelo MEC, por meio de uma análise de conteúdo. Constatou-se com este estudo que os autores e as respectivas editoras estão procurando inovar tais coleções tendo em vista o discurso oficial dos PCNEM, introduzindo o contexto ambiental, porém com diferentes abordagens. Dois livros analisados apresentam a água como tema estruturador, aproximandose do discurso presente no PCN+ do ensino médio. O estudo possibilitou flagrar a diversidade dos livros no tocante a temática da água sendo que nem todos tratam do ciclo da água na natureza, menos ainda apresentando uma perspectiva sistêmica. Todos introduzem a unidade temática Perturbações na Hidrosfera Produzidas pela Ação Humana, sendo a mesma enfatizada pela maioria dos autores o que de certa forma indica um alinhamento à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Este trabalho investiga o currículo planejado para o professor de química do ensino médio a partir da análise de livros didáticos de química, avaliados pela SEB/MEC, em 2006. Busca identificar como tem sido tratado o contexto ambiental, a partir da temática da água. Verifica se a água é assumida como tema estruturador para desenvolver conteúdos pertinentes ao ensino de Química. Mais especificamente foram tomadas como objeto de análise as unidades temáticas: ciclo da água na natureza e perturbações na hidrosfera produzidas pela ação humana. Procedeu-se a análise documental de seis coleções de livros didáticos selecionados pelo MEC, por meio de uma análise de conteúdo. Constatou-se com este estudo que os autores e as respectivas editoras estão procurando inovar tais coleções tendo em vista o discurso oficial dos PCNEM, introduzindo o contexto ambiental, porém com diferentes abordagens. Dois livros analisados apresentam a água como tema estruturador, aproximandose do discurso presente no PCN+ do ensino médio. O estudo possibilitou flagrar a diversidade dos livros no tocante a temática da água sendo que nem todos tratam do ciclo da água na natureza, menos ainda apresentando uma perspectiva sistêmica. Todos introduzem a unidade temática Perturbações na Hidrosfera Produzidas pela Ação Humana, sendo a mesma enfatizada pela maioria dos autores o que de certa forma indica um alinhamento à perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Palavras Chave
Livro didático, currículo, água, ambiente.
Livro didático, currículo, água, ambiente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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