Um estudo de interdisciplinaridade: vivência numa 4ª série do 1º grau.
Título
Um estudo de interdisciplinaridade: vivência numa 4ª série do 1º grau.
Um estudo de interdisciplinaridade: vivência numa 4ª série do 1º grau.
Autor
Maria José Albuquerque Santos
Maria José Albuquerque Santos
Orientação
Helena Faria de Barros
Helena Faria de Barros
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo do estudo foi a análise de uma experiência pedagógica de interdisciplinaridade numa 4ª série do 1º grau. A escola onde aconteceu esta vivência situa-se em São Luís, capital do Maranhão. A perspectiva que se utilizou foi a da pesquisa qualitativa dentro das características de um estudo de caso. A compreensão acerca do que deveria ser a interdisciplinaridade partiu das idéias de cultura, educação, escola, ensino, aprendizagem, disciplina e interdisciplinaridade que serviram para orientar a definição do problema e a metodologia adotada, além da interpretação dos dados. A análise dos documentos específicos da escola, o estudo dos trabalhos nos cadernos dos alunos e entrevista com professores e com a direção compuseram os instrumentos de coleta dos dados. A interpretação se deu com a aproximação destes dados e a teoria de base. Foi possível compreender uma vivência de interdisciplinaridade analisando-lhe as condições e natureza do empreendimento, percebendo-lhe os limites
O objetivo do estudo foi a análise de uma experiência pedagógica de interdisciplinaridade numa 4ª série do 1º grau. A escola onde aconteceu esta vivência situa-se em São Luís, capital do Maranhão. A perspectiva que se utilizou foi a da pesquisa qualitativa dentro das características de um estudo de caso. A compreensão acerca do que deveria ser a interdisciplinaridade partiu das idéias de cultura, educação, escola, ensino, aprendizagem, disciplina e interdisciplinaridade que serviram para orientar a definição do problema e a metodologia adotada, além da interpretação dos dados. A análise dos documentos específicos da escola, o estudo dos trabalhos nos cadernos dos alunos e entrevista com professores e com a direção compuseram os instrumentos de coleta dos dados. A interpretação se deu com a aproximação destes dados e a teoria de base. Foi possível compreender uma vivência de interdisciplinaridade analisando-lhe as condições e natureza do empreendimento, percebendo-lhe os limites
Palavras Chave
interdisciplinaridade.
interdisciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas