Um estudo de interdisciplinaridade: vivência numa 4ª série do 1º grau.

Título
Um estudo de interdisciplinaridade: vivência numa 4ª série do 1º grau.
Autor
Maria José Albuquerque Santos
Orientação
Helena Faria de Barros
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1998
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo do estudo foi a análise de uma experiência pedagógica de interdisciplinaridade numa 4ª série do 1º grau. A escola onde aconteceu esta vivência situa-se em São Luís, capital do Maranhão. A perspectiva que se utilizou foi a da pesquisa qualitativa dentro das características de um estudo de caso. A compreensão acerca do que deveria ser a interdisciplinaridade partiu das idéias de cultura, educação, escola, ensino, aprendizagem, disciplina e interdisciplinaridade que serviram para orientar a definição do problema e a metodologia adotada, além da interpretação dos dados. A análise dos documentos específicos da escola, o estudo dos trabalhos nos cadernos dos alunos e entrevista com professores e com a direção compuseram os instrumentos de coleta dos dados. A interpretação se deu com a aproximação destes dados e a teoria de base. Foi possível compreender uma vivência de interdisciplinaridade analisando-lhe as condições e natureza do empreendimento, percebendo-lhe os limites
Palavras Chave
interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas