A interação Ciência, Tecnologia e Sociedade e seus reflexos nos encontros sobre a Educação Química
Título
A interação Ciência, Tecnologia e Sociedade e seus reflexos nos encontros sobre a Educação Química
A interação Ciência, Tecnologia e Sociedade e seus reflexos nos encontros sobre a Educação Química
Tecnologia
Autor
Miriam Stassun dos Santos
Miriam Stassun dos Santos
Orientação
Lilavate Izapovitz Romanelli
Lilavate Izapovitz Romanelli
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
PPG - Tecnologia
PPG - Tecnologia
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A preocupação da autora, como docente, com o desenvolvimento e aplicação de abordagens de ensino que contemplassem uma educação voltada para a transformação social, para a formação do cidadão crítico e integral, capaz de utilizar os conhecimentos de Química aplicá-los na comunidade onde vive, garantindo a busca de uma melhoria da Qualidade de Vida, motivou esse trabalho. Considerando o perfil do educador e do aluno que se queira formar para o século XXI, e também o atual contexto sócio-econômico brasileiro, decidiu-se, através de pesquisas, procurar identificar uma metodologia inovadora que proporcionasse o desenvolvimento de algumas dessas características no professor e no aluno. Acompanhou-se os estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) que traziam em sua fundamentação várias características das procuradas, e através dos projetos inovadores apresentados e referendados pela comunidade científica, pesquisou-se sua influência sobre o Ensino de Ciências/Química no mundo. Depois, buscou-se pesquisar o que foi abordado na reunião de maior alcance dos pesquisadores em Educação Química Internacional, ou seja, a Conferência Internacional de Educação Química, tentando perceber como o tema CTS era desenvolvido no ensino de Ciências dos vários países. Finalmente, analisou-se os estudos em CTS no Brasil, através do estudo dos anais dos Encontros Nacionais em Ensino de Química, e dos regionais, os Encontros de Debates sobre o Ensino de Química; e ainda, a influência e implantação nos países ibero-americanos desses estudos. Através desse trabalho foi possível reconhecer a apropriação pelos professores do Movimento CTS no Brasil trazendo características comuns aos dos outros países, e uma produção de livros e textos que revelaram o desenvolvimento e aplicação dessa metodologia. Além disso, ficou evidente que os trabalhos divulgados e desenvolvidos pelos participantes e responsáveis desses encontros trouxeram contribuições efetivas para uma formação mais ampla e contextualizada socialmente do professor de Química.
A preocupação da autora, como docente, com o desenvolvimento e aplicação de abordagens de ensino que contemplassem uma educação voltada para a transformação social, para a formação do cidadão crítico e integral, capaz de utilizar os conhecimentos de Química aplicá-los na comunidade onde vive, garantindo a busca de uma melhoria da Qualidade de Vida, motivou esse trabalho. Considerando o perfil do educador e do aluno que se queira formar para o século XXI, e também o atual contexto sócio-econômico brasileiro, decidiu-se, através de pesquisas, procurar identificar uma metodologia inovadora que proporcionasse o desenvolvimento de algumas dessas características no professor e no aluno. Acompanhou-se os estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) que traziam em sua fundamentação várias características das procuradas, e através dos projetos inovadores apresentados e referendados pela comunidade científica, pesquisou-se sua influência sobre o Ensino de Ciências/Química no mundo. Depois, buscou-se pesquisar o que foi abordado na reunião de maior alcance dos pesquisadores em Educação Química Internacional, ou seja, a Conferência Internacional de Educação Química, tentando perceber como o tema CTS era desenvolvido no ensino de Ciências dos vários países. Finalmente, analisou-se os estudos em CTS no Brasil, através do estudo dos anais dos Encontros Nacionais em Ensino de Química, e dos regionais, os Encontros de Debates sobre o Ensino de Química; e ainda, a influência e implantação nos países ibero-americanos desses estudos. Através desse trabalho foi possível reconhecer a apropriação pelos professores do Movimento CTS no Brasil trazendo características comuns aos dos outros países, e uma produção de livros e textos que revelaram o desenvolvimento e aplicação dessa metodologia. Além disso, ficou evidente que os trabalhos divulgados e desenvolvidos pelos participantes e responsáveis desses encontros trouxeram contribuições efetivas para uma formação mais ampla e contextualizada socialmente do professor de Química.
Palavras Chave
CTS; Educação em Química; Currículo.
CTS; Educação em Química; Currículo.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas