A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas

Título
A formação inicial de professores de Física em Centros Federais de Educação Tecnológica: contribuições e críticas
Autor
Nelma Ferreira dos Santos
Orientação
Edil Vasconcellos de Paiva
Instituição
UNIRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente dissertação é resultado de pesquisa sobre as Licenciaturas em Física, criadas em 2000, no Cefet Campos em 2001, no Cefet São Paulo. Está estruturada em quatro capítulos nos quais faço uma revisão da literatura sobre a formação inicial dos professores e , especificamente, da formação de professores de física linha de pesquisa que vem ganhando corpo na última década a partir da linha de pesquisa sobre Ensino de Física. Relembro fatos, fazendo um breve histórico desta formação. Apresento uma exposição da história do ensino técnico no Brasil, através da pesquisa bibliográfica em que recorri a autores consagrados e a transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de educação Tecnológica os CEFETs. Nos últimos dez anos recorro à legislação e à minha própria experiência como profissional de um destes Centros. A partir da análise dos dados coletados em documentos, nos depoimentos de professores e de alunos e nas observações feitas, apresento um histórico da criação dos cursos e descrevo os modelos e a estrutura curricular inicial dos cursos de formação de professores de física do Cefet Campos e do Cefet de São Paulo. Apresento, também, meu olhar sobre as políticas públicas encaminhadas pelo Mec para a área da formação de professores de ciências da natureza em meio à reforma educacional de inspiração neoliberal impressa pelos seguidos governos brasileiro no final do século XX início do século XXI.
Palavras Chave
Formação de professores; currículo; reforma educacional

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores