Contribuições da iniciação científica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas para a abordagem do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Título
Contribuições da iniciação científica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas para a abordagem do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Contribuições da iniciação científica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas para a abordagem do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Reginaldo dos Santos
Reginaldo dos Santos
Orientação
Rita de Cássia Frenedozo
Rita de Cássia Frenedozo
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Com os avanços científicos e tecnológicos e globalização, cresce o discurso sobre a necessidade de se praticar um ensino de ciências que, entre outras contribuições, influencie na formação cidadã pautada na alfabetização e letramento científicos e tecnológicos. Assim, entende-se que é necessário e urgente, identificar para melhor valorizar, os contributos presentes na formação inicial docente, que se caracterizam como via de aproximação, entre a formação do professor de ciências, e a ciência e seu empreendimento. Dessa forma, e com vista a isso, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as contribuições da Iniciação Científica (IC) na formação inicial de professores de Ciências e Biologia frente ao processo formativo das percepções e concepções de enfoque CTS. A organização metodológica da pesquisa envolveu a abordagem quali-quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, o questionário com perguntas estruturadas do tipo Escala de Likert, Múltipla Escolha e Aberta, e que foi aplicado a uma amostra de 32 alunos do curso de Ciências Biológicas da UNICSUL no ano de 2008, sendo 16 deles, alunos com experiência em IC. Os resultados alcançados revelaram que os alunos que possuem experiência com a IC possuem melhores concepções sobre definição de ciência, tecnologia e enfoque CTS uma vez que, estes apresentaram melhores percepções em 7 (sete) das 8 (oito) questões que discutiram definições de ciência e tecnologia, a relação entre estas e a sociedade e as estratégias de ensino que implementam o enfoque CTS no ensino de ciências. Assim, tais resultados podem ser somados às discussões sobre a importância da IC na graduação, especialmente, na formação inicial de professores de Ciências, e reflexão sobre o currículo de formação inicial, para uma formação docente, coerente com as tendências do ensino escolar atual e necessidades da sociedade contemporânea.
Com os avanços científicos e tecnológicos e globalização, cresce o discurso sobre a necessidade de se praticar um ensino de ciências que, entre outras contribuições, influencie na formação cidadã pautada na alfabetização e letramento científicos e tecnológicos. Assim, entende-se que é necessário e urgente, identificar para melhor valorizar, os contributos presentes na formação inicial docente, que se caracterizam como via de aproximação, entre a formação do professor de ciências, e a ciência e seu empreendimento. Dessa forma, e com vista a isso, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as contribuições da Iniciação Científica (IC) na formação inicial de professores de Ciências e Biologia frente ao processo formativo das percepções e concepções de enfoque CTS. A organização metodológica da pesquisa envolveu a abordagem quali-quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, o questionário com perguntas estruturadas do tipo Escala de Likert, Múltipla Escolha e Aberta, e que foi aplicado a uma amostra de 32 alunos do curso de Ciências Biológicas da UNICSUL no ano de 2008, sendo 16 deles, alunos com experiência em IC. Os resultados alcançados revelaram que os alunos que possuem experiência com a IC possuem melhores concepções sobre definição de ciência, tecnologia e enfoque CTS uma vez que, estes apresentaram melhores percepções em 7 (sete) das 8 (oito) questões que discutiram definições de ciência e tecnologia, a relação entre estas e a sociedade e as estratégias de ensino que implementam o enfoque CTS no ensino de ciências. Assim, tais resultados podem ser somados às discussões sobre a importância da IC na graduação, especialmente, na formação inicial de professores de Ciências, e reflexão sobre o currículo de formação inicial, para uma formação docente, coerente com as tendências do ensino escolar atual e necessidades da sociedade contemporânea.
Palavras Chave
Formação Inicial; Iniciação Científica; CTS.
Formação Inicial; Iniciação Científica; CTS.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores