Perfil de Tempo de Audiovisuais Científicos e um Estudo de Caso da Utilização de Audiovisuais no Ensino de Biologia e Ciências por Professores das Unidades do Colégio Pedro II
Título
Perfil de Tempo de Audiovisuais Científicos e um Estudo de Caso da Utilização de Audiovisuais no Ensino de Biologia e Ciências por Professores das Unidades do Colégio Pedro II
Perfil de Tempo de Audiovisuais Científicos e um Estudo de Caso da Utilização de Audiovisuais no Ensino de Biologia e Ciências por Professores das Unidades do Colégio Pedro II
Autor
Roberto Eizemberg dos Santos
Roberto Eizemberg dos Santos
Orientação
Hatisaburo Masuda
Hatisaburo Masuda
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Biomédicas
Instituto de Ciências Biomédicas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesta dissertação, o tempo de duração de audiovisuais (filmes e vídeos científicos) que são disponibilizados ao professor de ensino médio e fundamental foram analisados. Além disso, em um colégio federal no Rio de Janeiro, analisou-se também a forma como os audiovisuais são utilizados em sua prática de ensino. Como resultado, encontramos que esse material é composto, majoritariamente, por programas de curta duração (menos de 30 minutos) nos projetos pedagógicos (TV Escola, Vídeo Escola e Vale Vídeo), assim como nos audiovisuais disponíveis pela produção de divulgação científica nacional, que podem ser vistos nas redes de televisão abertas e por curta e média duração, nas tevês por assinatura e nas tevês abertas, quando produzidos por empresas internacionais. Foi encontrado, também, que existe uma predileção dos professores por produtos internacionais, os quais são utilizados de uma forma fragmentada, na prática de ensino. Esta mesma questão, do tempo de duração de audiovisuais, foi analisada segundo a ótica de alguns produtores de vídeo que, de um modo geral, são conduzidos pelas necessidades das grandes redes de televisão.
Nesta dissertação, o tempo de duração de audiovisuais (filmes e vídeos científicos) que são disponibilizados ao professor de ensino médio e fundamental foram analisados. Além disso, em um colégio federal no Rio de Janeiro, analisou-se também a forma como os audiovisuais são utilizados em sua prática de ensino. Como resultado, encontramos que esse material é composto, majoritariamente, por programas de curta duração (menos de 30 minutos) nos projetos pedagógicos (TV Escola, Vídeo Escola e Vale Vídeo), assim como nos audiovisuais disponíveis pela produção de divulgação científica nacional, que podem ser vistos nas redes de televisão abertas e por curta e média duração, nas tevês por assinatura e nas tevês abertas, quando produzidos por empresas internacionais. Foi encontrado, também, que existe uma predileção dos professores por produtos internacionais, os quais são utilizados de uma forma fragmentada, na prática de ensino. Esta mesma questão, do tempo de duração de audiovisuais, foi analisada segundo a ótica de alguns produtores de vídeo que, de um modo geral, são conduzidos pelas necessidades das grandes redes de televisão.
Palavras Chave
Tecnologias Educacionais; Recursos Didáticos; Audiovisuais; Tempo; Prática Pedagógica.
Tecnologias Educacionais; Recursos Didáticos; Audiovisuais; Tempo; Prática Pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos