A aprendizagem da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de licenciatura em ciências exatas da UFMT.
Título
A aprendizagem da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de licenciatura em ciências exatas da UFMT.
A aprendizagem da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de licenciatura em ciências exatas da UFMT.
Educação
Autor
Rosilene Maria dos Santos
Rosilene Maria dos Santos
Orientação
Filomena Maria de Arruda Monteiro
Filomena Maria de Arruda Monteiro
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender as aprendizagens da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de Licenciaturas em Ciências Exatas da UFMT. A investigação aportou em uma abordagem qualitativa, lançando mão do instrumento de narrativas orais e escritas. A análise dos dados coletados revelou a existência de muitas semelhanças no processo de aprendizagem entre os nove professores universitários, sujeitos da pesquisa. Neste sentido, desvelou que a aprendizagem da docência deste grupo começou na graduação e a partir das experiências como professores da educação básica. Os conhecimentos de conteúdo específico e didático apreendidos nesta etapa de vida foram os que embasaram o início da carreira no magistério superior. A qualificação posterior, em nível de pós-graduação stricto sensu, agregou conhecimentos para a formação do pesquisador e pouco no que se refere à docência. Os professores, por força de burocracia, de políticas e de reconhecimento acadêmico dedicam-se a outras atividades paralelas ao ensino, que, por sua vez, acabam se tornando concorrentes entre si. Os esforços da UFMT em instituir um programa de formação continuada para os professores universitários, especificamente, para parte deste grupo de professores pouco têm a contribuir com sua prática. A está Instituição fica a responsabilidade e o desafio de assumir efetivamente, como parte de suas ações, a formação continuada de seu corpo docente, sobretudo de criar mecanismos de avaliação desta formação, no intuito de replanejar suas ações com vista a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Lembrando que as ações devem englobar os cursos de graduação e as demais instâncias como os departamentos, a Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação. O sindicato, como contexto formativo, pouco tem contribuído no desenvolvimento profissional destes professores. Fortes críticas foram tecidas, sem, contudo, deixar de salientar o papel importante deste espaço na constituição da identidade coletiva da categoria. Enfatizo que não existe um caminho único a seguir para se tornar professores universitários, talvez o que se possa afirmar é que existe a necessidade de se criar mecanismos formativos e políticos que se coadunem com uma formação na perspectiva do desenvolvimento profissional, ou seja, com uma formação de caráter permanente que se complemente ao longo de toda a vida profissional, abraçada com o sentido de evolução, de mudança, de transformação.
O objetivo desta pesquisa é compreender as aprendizagens da docência de um grupo de professores universitários dos cursos de Licenciaturas em Ciências Exatas da UFMT. A investigação aportou em uma abordagem qualitativa, lançando mão do instrumento de narrativas orais e escritas. A análise dos dados coletados revelou a existência de muitas semelhanças no processo de aprendizagem entre os nove professores universitários, sujeitos da pesquisa. Neste sentido, desvelou que a aprendizagem da docência deste grupo começou na graduação e a partir das experiências como professores da educação básica. Os conhecimentos de conteúdo específico e didático apreendidos nesta etapa de vida foram os que embasaram o início da carreira no magistério superior. A qualificação posterior, em nível de pós-graduação stricto sensu, agregou conhecimentos para a formação do pesquisador e pouco no que se refere à docência. Os professores, por força de burocracia, de políticas e de reconhecimento acadêmico dedicam-se a outras atividades paralelas ao ensino, que, por sua vez, acabam se tornando concorrentes entre si. Os esforços da UFMT em instituir um programa de formação continuada para os professores universitários, especificamente, para parte deste grupo de professores pouco têm a contribuir com sua prática. A está Instituição fica a responsabilidade e o desafio de assumir efetivamente, como parte de suas ações, a formação continuada de seu corpo docente, sobretudo de criar mecanismos de avaliação desta formação, no intuito de replanejar suas ações com vista a contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Lembrando que as ações devem englobar os cursos de graduação e as demais instâncias como os departamentos, a Pró-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação. O sindicato, como contexto formativo, pouco tem contribuído no desenvolvimento profissional destes professores. Fortes críticas foram tecidas, sem, contudo, deixar de salientar o papel importante deste espaço na constituição da identidade coletiva da categoria. Enfatizo que não existe um caminho único a seguir para se tornar professores universitários, talvez o que se possa afirmar é que existe a necessidade de se criar mecanismos formativos e políticos que se coadunem com uma formação na perspectiva do desenvolvimento profissional, ou seja, com uma formação de caráter permanente que se complemente ao longo de toda a vida profissional, abraçada com o sentido de evolução, de mudança, de transformação.
Palavras Chave
Docência Universitária, Formação Inicial e Continuada.
Docência Universitária, Formação Inicial e Continuada.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Química
Física, Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores