Um estudo das representações sociais sobre o trabalho docente dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Título
Um estudo das representações sociais sobre o trabalho docente dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Um estudo das representações sociais sobre o trabalho docente dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Educação
Autor
Sandro Prado Santos
Sandro Prado Santos
Orientação
Ana Maria de Oliveira Cunha
Ana Maria de Oliveira Cunha
Instituição
UFU
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Uberlândia, e teve como objetivo levantar as representações sobre o trabalho docente dos licenciandos desse curso. Constituiu-se em uma investigação qualitativa, na qual fizemos uso do referencial teórico-metodológico da Teoria da Representação Social, na perspectiva moscoviciana, que nos possibilitou uma aproximação com a subjetividade dos sujeitos pesquisados, e, portanto acesso às suas representações. Para a construção dos dados fizemos uso de um questionário aplicado a 168 licenciandos, sendo 21 de cada período do curso e, num segundo momento, realizamos uma entrevista semi-estruturada com 16 alunos, dois de cada período. Optamos pela mesclagem de dados quantitativos e qualitativos, recurso comumente utilizado para a triangulação de dados, que possibilita uma visão mais completa do fenômeno estudado. Os dados do questionário foram analisados de forma qualitativa, assim como as entrevistas. Os discursos presentes nestas foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo. As análises mostraram que os licenciandos compartilham dos mesmos referentes representacionais, sobre o trabalho docente, o que pode ser explicado pelas vivências comuns no curso de Biologia da UFU. Destacamos algumas representações encontradas: O trabalho docente é árduo, mas gratificante e revestido de grande importância, embora não seja valorizado; está associado ao ensino e não à pesquisa, sendo o ensino compreendido como transmissão de conteúdo; professores desmotivados, mal preparados, mal remunerados, sem autonomia contribuem negativamente para o processo educativo; alunos desinteressados e despreparados, ausência da família nas atividades escolares, ensino descontextualizado são fatores impeditivos da aprendizagem dos alunos; a interação professor-aluno-escola-família-comunidade é essencial para o sucesso da aprendizagem, que não depende apenas de aspectos cognitivos, mas também de aspectos afetivos; a preparação do professor, tanto em relação aos conteúdos específicos como aos conteúdos pedagógicos é fundamental para um bom trabalho docente; os pais vêem a profissão docente de forma positiva, enquanto os amigos a vêem de forma negativa; optar pelo trabalho docente garante a inserção no mercado de trabalho, por isso, não descartam essa possibilidade, frente às incertezas da carreira de pesquisador. A presente pesquisa não esgota a possibilidade de futuros estudos sobre esta temática. No entanto, esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno do trabalho docente, nos cursos de formação de professores.
A pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Uberlândia, e teve como objetivo levantar as representações sobre o trabalho docente dos licenciandos desse curso. Constituiu-se em uma investigação qualitativa, na qual fizemos uso do referencial teórico-metodológico da Teoria da Representação Social, na perspectiva moscoviciana, que nos possibilitou uma aproximação com a subjetividade dos sujeitos pesquisados, e, portanto acesso às suas representações. Para a construção dos dados fizemos uso de um questionário aplicado a 168 licenciandos, sendo 21 de cada período do curso e, num segundo momento, realizamos uma entrevista semi-estruturada com 16 alunos, dois de cada período. Optamos pela mesclagem de dados quantitativos e qualitativos, recurso comumente utilizado para a triangulação de dados, que possibilita uma visão mais completa do fenômeno estudado. Os dados do questionário foram analisados de forma qualitativa, assim como as entrevistas. Os discursos presentes nestas foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo. As análises mostraram que os licenciandos compartilham dos mesmos referentes representacionais, sobre o trabalho docente, o que pode ser explicado pelas vivências comuns no curso de Biologia da UFU. Destacamos algumas representações encontradas: O trabalho docente é árduo, mas gratificante e revestido de grande importância, embora não seja valorizado; está associado ao ensino e não à pesquisa, sendo o ensino compreendido como transmissão de conteúdo; professores desmotivados, mal preparados, mal remunerados, sem autonomia contribuem negativamente para o processo educativo; alunos desinteressados e despreparados, ausência da família nas atividades escolares, ensino descontextualizado são fatores impeditivos da aprendizagem dos alunos; a interação professor-aluno-escola-família-comunidade é essencial para o sucesso da aprendizagem, que não depende apenas de aspectos cognitivos, mas também de aspectos afetivos; a preparação do professor, tanto em relação aos conteúdos específicos como aos conteúdos pedagógicos é fundamental para um bom trabalho docente; os pais vêem a profissão docente de forma positiva, enquanto os amigos a vêem de forma negativa; optar pelo trabalho docente garante a inserção no mercado de trabalho, por isso, não descartam essa possibilidade, frente às incertezas da carreira de pesquisador. A presente pesquisa não esgota a possibilidade de futuros estudos sobre esta temática. No entanto, esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno do trabalho docente, nos cursos de formação de professores.
Palavras Chave
Licenciandos; Trabalho Docente; Representação Social; Formação Inicial.
Licenciandos; Trabalho Docente; Representação Social; Formação Inicial.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno