O ensino e aprendizagem de Evolução Biológica no quotidiano da sala de aula.

Título
O ensino e aprendizagem de Evolução Biológica no quotidiano da sala de aula.
Biologia
Autor
Silvana Cristina dos Santos
Orientação
José Mariano Amabis
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O ensino e a aprendizagem da evolução biológica é considerado um tema que merece estudos adicionais devido a vários fatores. Há uma longa tradição em focar as pesquisas sobre as crenças dos estudantes e status epistemológico das posições criacionistas. A História e Filosofia da Ciência são referências importantes a serem consideradas, pois existem várias questões presentes no pensamento dos estudantes que reportam debates ocorridos "nos tempos" de Charles Darwin. Esta dissertação resume os resultados de várias pesquisas que objetivam compreender as dificuldades dos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. Em um primeiro momento, a pesquisa na literatura foi realizada buscando encontrar discussões acuradas sobre materiais didáticos bem sucedidos. Uma série de atividades foi então elaborada e aplicada para uma classe de alunos do Ensino Médio. Estes estudantes foram testados previamente e posteriormente no período de aprendizagem por meio de uma entrevista detalhada, a qual foi gravada e transcrita. Os resultados foram surpreendentes em certo sentido, os estudantes tenderam a desenvolver experiências metacognitivas durante as entrevistas. A troca de idéias durante período no qual foram desenvolvidas as atividades confirmam aprendizagem significativa, tanto quanto as pós-entrevistas. Os resultados tendem a mostrar a importância de se incorporar vários aspectos ao processo de ensino, incluindo questões relacionadas ao conhecimento científico e o status de verdades científicas. Em nossa discussão, sete conceitos-chave foram focalizados e comentados à luz do discurso dos estudantes: evolução; herança das características adquiridas; espécie e variabilidade; seleção natural; adaptação e Ciência. A possível contribuição do modelo de mudança conceitual, bem como suas limitações, também foi considerado.
Palavras Chave
Evolução Biológica; Ensino-Aprendizagem; Concepções Alternativas; Mudança Conceitual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos