A Ciência e o cientista através da janela mágica: estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais".
Título
A Ciência e o cientista através da janela mágica: estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais".
A Ciência e o cientista através da janela mágica: estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais".
Autor
Silvania de Paula Souza dos Santos
Silvania de Paula Souza dos Santos
Orientação
Luisa Medeiros Massarani
Luisa Medeiros Massarani
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre o uso de filmes como estratégia para estimular a discussão de temas de biologia no âmbito da educação tanto formal como não-formal. Trata-se de um estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais", dirigido por André Sturm em 2002. A escolha de uma produção brasileira foi intencional, pois é nosso intuito estimular o interesse de jovens por filmes nacionais que permitam a discussão da ciência brasileira. Inicialmente, mapeamos as motivações que levaram Moacyr Scliar a escrever o livro homônimo que deu origem ao filme e de André Sturm a dirigir o longa-metragem. A seguir, procedemos um estudo com jovens que incluiu a realização de dois grupos focais, um no Museu da Vida, museu de ciências da Fundação Oswaldo Cruz, e o outro na Escola Parque-Barra, ambos na cidade do Rio de Janeiro, para avaliar a percepção do conteúdo do filme. Solicitamos, ainda, que os jovens preenchessem um questionário, de forma que cada um deles pudesse se expressar individualmente. Por fim, desenvolvemos um júri simulado. A análise dos resultados foi realizada através da proposta de análise de conteúdo de Bardin. Este estudo tem caráter qualitativo e exploratório e, como tal, seus resultados não devem ser generalizados para a totalidade de jovens brasileiros ou mesmo do estado do Rio de Janeiro. No entanto, a exemplo do que ocorre com pesquisas similares, nosso estudo permite identificar tendências sobre o uso do filme "Sonhos Tropicais" entre jovens. Nossos resultados mostram que o filme permitiu suscitar uma discussão calorosa com os jovens envolvidos no estudo, permitindo abordar temas como a vida e a obra de Oswaldo Cruz, a Revolta da Vacina, a exploração sexual e aspectos relacionados à saúde pública e à ciência brasileira, favorecendo a apropriação de conhecimentos apresentados no filme e na literatura disponibilizada. A utilização do filme como estratégia de ensino de biociências mostrou-se eficiente e apropriada.
O objetivo deste estudo é refletir sobre o uso de filmes como estratégia para estimular a discussão de temas de biologia no âmbito da educação tanto formal como não-formal. Trata-se de um estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais", dirigido por André Sturm em 2002. A escolha de uma produção brasileira foi intencional, pois é nosso intuito estimular o interesse de jovens por filmes nacionais que permitam a discussão da ciência brasileira. Inicialmente, mapeamos as motivações que levaram Moacyr Scliar a escrever o livro homônimo que deu origem ao filme e de André Sturm a dirigir o longa-metragem. A seguir, procedemos um estudo com jovens que incluiu a realização de dois grupos focais, um no Museu da Vida, museu de ciências da Fundação Oswaldo Cruz, e o outro na Escola Parque-Barra, ambos na cidade do Rio de Janeiro, para avaliar a percepção do conteúdo do filme. Solicitamos, ainda, que os jovens preenchessem um questionário, de forma que cada um deles pudesse se expressar individualmente. Por fim, desenvolvemos um júri simulado. A análise dos resultados foi realizada através da proposta de análise de conteúdo de Bardin. Este estudo tem caráter qualitativo e exploratório e, como tal, seus resultados não devem ser generalizados para a totalidade de jovens brasileiros ou mesmo do estado do Rio de Janeiro. No entanto, a exemplo do que ocorre com pesquisas similares, nosso estudo permite identificar tendências sobre o uso do filme "Sonhos Tropicais" entre jovens. Nossos resultados mostram que o filme permitiu suscitar uma discussão calorosa com os jovens envolvidos no estudo, permitindo abordar temas como a vida e a obra de Oswaldo Cruz, a Revolta da Vacina, a exploração sexual e aspectos relacionados à saúde pública e à ciência brasileira, favorecendo a apropriação de conhecimentos apresentados no filme e na literatura disponibilizada. A utilização do filme como estratégia de ensino de biociências mostrou-se eficiente e apropriada.
Palavras Chave
aprendizagem, divulgação científica, filme.
aprendizagem, divulgação científica, filme.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos