O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia no Ensino Médio: auxílio ou empecilho
Título
O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia no Ensino Médio: auxílio ou empecilho
O papel do sistema de crenças na constituição do professor de Biologia no Ensino Médio: auxílio ou empecilho
Autor
Valdecí dos Santos
Valdecí dos Santos
Orientação
Leny Magalhães Mrech
Leny Magalhães Mrech
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A presente dissertação tem como objeto de estudo o impacto que os sistemas de crenças apresentam na concepção científica do professor de Biologia do Ensino Médio. Duas questões fundamentais são discutidas neste trabalho: até que ponto o sistema de crenças dos professores traria em seu bojo uma resistência ao saber científico, e como essa resistência interferiria na maneira costumeira de o professor transmitir o conteúdo científico. O estudo de caso, como procedimento metodológico, parte de entrevistas individuais com seis professores de Biologia. São objetivos gerais do estudo: a) Contribuir para a compreensão da importância do sistema de crenças para o professor de Biologia no Ensino Médio e b) Buscar desvelar algumas articulações possíveis entre o sistema de crenças dos professores de Biologia e sua resistência a determinados conteúdos do conhecimento científico. São as seguintes as principais questões discutidas: Como o professor de Biologia lida com seus conhecimentos prévios (sistema de crenças) referentes ao conhecimento científico da área de Biologia Como o professor de Biologia lida com os conhecimentos prévios (sistema de crenças) dos alunos, no contexto da sala de aula Como o professor de Biologia percebe os conhecimentos prévios dos alunos referentes aos conteúdos de Biologia Como o professor de Biologia lida com os seus conhecimentos prévios no aprendizado da Ciência O que o professor de Biologia conhece sobre a Etnobiologia A fundamentação teórica reside na Etnometodologia e nos contatos multirreferenciais com as filosofias bachelardiana e moriniana, com a Psicanálise e com a Psicologia Social através de sistemas de crenças. Na análise das falas dos entrevistados ficaram evidenciadas duas situações. A primeira revelou a dificuldade de o professor perceber os obstáculos do aluno diante dos conteúdos científicos que contrariam seu sistema de crenças. E a segunda revelou a oscilação do próprio professor diante de suas crenças primitivas e do conhecimento científico do qual é porta-voz. Em razão das descobertas feitas por este trabalho, os encaminhamentos acabaram sugerindo a necessidade da inclusão de uma disciplina cujo olhar fosse mais amplo dentro de uma perspectiva cultural, como a Etnobiologia, no Currículo de Formação do professor de Biologia. Ela poderia permitir ao professor a construção de um outro olhar, onde se articulassem, de maneira mais profunda, o conhecimento científico e o conhecimento produzido pela memória cultural não científica. Essa proposta talvez possa reduzir os possíveis impasses dos obstáculos epistemológicos, resultantes de uma concepção única de Ciência em seu embate com as concepções pluralísticas trazidas pelos sistemas de crenças de alunos e professores. Por outro lado, emerge a necessidade de se considerar o inconsciente na constituição dos sujeitos, o que sinaliza para a instauração de uma escuta psicanalítica no ensino de Biologia. A Psicanálise se configura como uma ciência para a qual a verdade se constitui como procura.
A presente dissertação tem como objeto de estudo o impacto que os sistemas de crenças apresentam na concepção científica do professor de Biologia do Ensino Médio. Duas questões fundamentais são discutidas neste trabalho: até que ponto o sistema de crenças dos professores traria em seu bojo uma resistência ao saber científico, e como essa resistência interferiria na maneira costumeira de o professor transmitir o conteúdo científico. O estudo de caso, como procedimento metodológico, parte de entrevistas individuais com seis professores de Biologia. São objetivos gerais do estudo: a) Contribuir para a compreensão da importância do sistema de crenças para o professor de Biologia no Ensino Médio e b) Buscar desvelar algumas articulações possíveis entre o sistema de crenças dos professores de Biologia e sua resistência a determinados conteúdos do conhecimento científico. São as seguintes as principais questões discutidas: Como o professor de Biologia lida com seus conhecimentos prévios (sistema de crenças) referentes ao conhecimento científico da área de Biologia Como o professor de Biologia lida com os conhecimentos prévios (sistema de crenças) dos alunos, no contexto da sala de aula Como o professor de Biologia percebe os conhecimentos prévios dos alunos referentes aos conteúdos de Biologia Como o professor de Biologia lida com os seus conhecimentos prévios no aprendizado da Ciência O que o professor de Biologia conhece sobre a Etnobiologia A fundamentação teórica reside na Etnometodologia e nos contatos multirreferenciais com as filosofias bachelardiana e moriniana, com a Psicanálise e com a Psicologia Social através de sistemas de crenças. Na análise das falas dos entrevistados ficaram evidenciadas duas situações. A primeira revelou a dificuldade de o professor perceber os obstáculos do aluno diante dos conteúdos científicos que contrariam seu sistema de crenças. E a segunda revelou a oscilação do próprio professor diante de suas crenças primitivas e do conhecimento científico do qual é porta-voz. Em razão das descobertas feitas por este trabalho, os encaminhamentos acabaram sugerindo a necessidade da inclusão de uma disciplina cujo olhar fosse mais amplo dentro de uma perspectiva cultural, como a Etnobiologia, no Currículo de Formação do professor de Biologia. Ela poderia permitir ao professor a construção de um outro olhar, onde se articulassem, de maneira mais profunda, o conhecimento científico e o conhecimento produzido pela memória cultural não científica. Essa proposta talvez possa reduzir os possíveis impasses dos obstáculos epistemológicos, resultantes de uma concepção única de Ciência em seu embate com as concepções pluralísticas trazidas pelos sistemas de crenças de alunos e professores. Por outro lado, emerge a necessidade de se considerar o inconsciente na constituição dos sujeitos, o que sinaliza para a instauração de uma escuta psicanalítica no ensino de Biologia. A Psicanálise se configura como uma ciência para a qual a verdade se constitui como procura.
Palavras Chave
Etnometodologia; Professores; Sistema de Crenças; Psicanálise.
Etnometodologia; Professores; Sistema de Crenças; Psicanálise.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor